Nutrição

15 dicas para comer menos

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

comer menosE se ao invés de viver em busca da dieta perfeita, você aprendesse a comer menos? Comer menos não significa comer pouco. Saiba que muito dos nossos hábitos nos fazem comer muito mais que o necessário para nos satisfazer e controla-los é uma ótima maneira de conseguir emagrecer e levar isso pra vida.O que pode ajudar você a controlar melhor o seu peso.

Dicar para você comer menos:

 

1. Use o prato da sobremesa

Trocando o prato grande pelo prato da sobremesa você consegue controlar melhor a quantidade de comida dentro do prato o que te ajuda a não exagerar na refeição.

2. Chocolate meio amargo

Dica deliciosa! Ingerir um pedaço de chocolate meio amargo ( no máximo 30 g) uns 5 minutos antes da refeição ajuda você a enganar a fome e comer menos, devido ao sabor intenso do chocolate.

3. Faça pequenos lanches entre as refeições 

Chegar no almoço, por exemplo, com muita fome faz com que você coma mais depressa.E consequentemente com que você coma mais que o necessário. Fazer pequenos lanches durante as refeições ajuda você a se manter sempre satisfeito e a comer menos nas refeições pricipais.

4. Mastigue sem pressa

Mastigue devagar. O ideal é mastigar os alimentos com cerca de 20 mastigadas, coloque porções pequenas na boca e dedique um tempo para a sua refeição, dessa maneira você se sentirá satisfeito mais rapidamente.

5. Água gelada ou gelatina diet

Outra dica para enganar a fome é 30 minutos antes da refeição beber um copo de água gelada ou uma porção de gelatina diet. Isso é o suficiente pra te deixar satisfeito mais rápido te ajudando a comer menos.

6. Nada de panela na mesa

Monte seu prato com uma porção pequena e vá para mesa apenas com ele. Deixar as panelas a vista estimulam a repetição e é difícil dizer não a tentação de repetir o prato. Principalmente quando você está no começo dessa reeducação dos seus hábitos alimentares.

7. Coma salada antes

A salada antes da refeição te deixa satisfeito mais rápido e começando com uma coisa bem leve. Mas essa dica só é válida se você fizer uma salada simples temperada apenas com sal, azeite e vinagre ou limão. Nada de se enganar com aquelas saladas recheadas de molhos e ingredientes calóricos.

8. Não pule refeições

Mantenha uma rotina na sua alimentação com café da manhã, almoço e janta. Dessa forma você evita de ter aqueles picos de fome durante o dia, armadilhar certeiras para devorar algum doce ou aquele salgadinho da padaria.

9. Identifique os motivos que te fazem comer demais

O emocional interfere muito na sua alimentação. Tente identificar se você não está sendo influenciada por motivos emocionais que te levam a comer mais que o necessário, antes de comer se questione se está realmente com fome ou se quer comer por algum outro motivo. Coma apenas se estiver realmente com fome.

10. Faça registros

Anote tudo que você comer durante o dia, com as calorias. Especialistas afirmas que esses registros ajudam você a comer menos, ingerindo entre 20 e 30% de calorias a menos na semana.

11. Organize seu cardápio semanal

Montar um cardápio light para a semana te ajuda a controlar a sua alimentação. Organize inclusive o que você vai comer de lanchinho entre as refeições isso ajudará você a ter uma visão mais ampla da sua alimentação e a se controlar para comer menos.

12. Planeje as compras

Sabe a famosa lista de supermercado? Aqui ela é sua melhor aliada. Faça uma lista apenas com as coisas que você realmente precisa, isso vai te ajudar a não cair em tentação durante as compras. E tendo apenas o necessário dentro de casa, fica mais fácil de evitar as guloseimas.

13. Evite alimentos a base de açúcar

Alimentos a base de açúcar ou que se transformar em açúcar no corpo, como macarrão, são digeridos muito rapidamente gerando a novamente a sensação de fome

14. Beba bastante água

Beba bastante água durante o dia. Sabe quando dá aquela vontade de comer alguma coisinha no meio do dia? Então, beba água. Isso ajuda você a comer menos não caindo na tentação de comer aquele docinho no meio da tarde.

15. Não use apenas o alimento como sua forma de prazer

Faça exercícios diários, leia, faça alguma coisa que goste. Isso ajuda você a se distrair deixando um pouco a comida de lado.

comer menos

 

Saiba mais:

Comer e dormir corretamente auxiliam no emagrecimento

3 Sobremesas de verão deliciosas para comer sem medo

6 alimentos que você deveria sempre comer

Cuidado com a Alimentação no Carnaval

Alimentação saudável: dicas rápidas

Treino sem reeducação alimentar não traz resultado

Como emagrecer em 3 dias