Exercícios

5 Dicas para melhorar seu desempenho na sala de musculação

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

sala de musculaçãoVocê está começando o seu treino e não pensa em outra coisa, a não ser nos resultados. Essa é uma ideia que acompanha todo mundo que começa a treinar: “eu quero ver os resultados e quero rapidamente”. É normal ficar ansioso pelos resultados e querer ver que os seus esforços valeram a pena. No caso da musculação, alguns truques fazem mesmo a diferença para que você observe as mudanças no seu corpo em um curto espaço de tempo. “Não basta só pegar pesado na carga, é preciso prestar atenção em outros detalhes para tirar proveito máximo da musculação”, afirma o professor Marcelo Capella. Confira as dicas do personal e melhore o seu desempenho na sala de musculação!

 

5 dicas para você detonar na musculação

 

1) Diminua as séries e aumente as cargas

Geralmente, os professores indicam três séries, de doze ou quinze repetições e mesma carga, para cada exercício. A dica é manter as três séries, mas variar a carga e o número de repetições. Comece com doze movimentos no peso que você encerrou o último treino e aumente o peso na segunda série, fazendo dez movimentos. Para terminar, aumente o peso novamente e faça oito repetições.

 

2) Combine exercícios

Procure combinar dois exercícios para o mesmo músculo, ao invés de fazer um de cada vez, intercalando as séries. Fazendo isso, você poderá agilizar o ganho de massa, porque exigirá um pouco mais do músculo, o que potencializa o treinamento.

 

3) Esgote os músculos

Após suas três repetições habituais, diminua o peso no aparelho e repita o movimento bem rapidamente, várias vezes. Pare apenas quando sentir queimar. Assim, seu músculo trabalha no limite e é obrigado a se fortalecer com urgência. Mas não exagere para não sofrer lesões.

 

sala de musculação4) Sincronize sua respiração

Quando estiver na fase de contração muscular, inspire. E, na volta do movimento, expire. O trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, protege sua coluna.

 

5) Descanse

Entre uma série e outra, faça pequenas pausas. Outra dica importante é tirar um dia de descanso entre um treino e outro. Esse tempo é necessário para o seu corpo se recuperar das microlesões ocorridas na musculação. Caso você deseje treinar todos os dias, peça ao professor que divida seu treino: um dia para braços, peito e costas e outro para pernas e glúteos, por exemplo.

Dormir também auxilia no ganho de massa muscular, pois o sono recupera o corpo para o treino do dia seguinte e libera hormônios que ajudam a aumentar a massa.

 

Saiba mais:

8 Dicas para seu treino de musculação render

6 Maneiras fáceis e práticas de ficar forte sem musculação ou halteres

Saiba reconhecer e corrigir os erros da musculação

10 Dicas para aumentar o resultado da musculação

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Como aumentar a sua massa muscular

Felipe Franco – Dieta, Treino, Musculação e Dicas