Guia de Carnaval

Dieta da folia: o que comer no carnaval

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

 

Carnaval é época de festa. Curtir os blocos de rua, correr atrás de um trio elétrico, desfilar nas escolas de samba ou simplesmente viajar. Carnaval não é só sinônimo de folia, mas também de desgaste físico. A verdade é que o folião tem tendência a se preocupar menos com a sua alimentação. Muitas vezes, um lanche em barracas de rua parece a opção mais viável, mas descuidos com a alimentação podem acabar com a festa. Saiba o que comer no carnaval e aprenda algumas dicas para manter-se em forma e evitar problemas de saúde durante a folia.

O que comer no carnaval? Confira as dicas do Doutíssima:

 

o que comer no carnaval

Tome um café da manhã reforçado. Sucos de fruta, iogurte, pão integral, frutas e cereais são boas opções para começar bem o dia.

o que comer no carnaval

Barra de cereais, frutas e biscoito integral podem ser consumidos durante a folia. São opções práticas e nutritivas. Evite ficar muito tempo sem comer. O ideal é consumir um alimento a cada 3 horas.

o que comer no carnaval

Se você optar por uma lanchonete, prefira algo leve, como um sanduíche natural. Evite alimentos gordurosos e pesados, que podem prejudicar a digestão e causar sensações de estufamento e indisposição, como molhos cremosos, queijos gordurosos, carne vermelha e frituras em geral. É muito importante prestar atenção nas condições de higiene do local e se os alimentos são armazenados de maneira adequada, para evitar uma intoxicação alimentar.

o que comer no carnaval

 

Como o gasto de energia é elevado, os alimentos ricos em carboidratos, de preferência integrais, são recomendados. Batata, mandioca, arroz e massa, por exemplo. Eles ajudarão a fornecer energia para não perder o pique e aproveitar bem a festa. Não deixe de incluir no prato proteínas (ovos, peixes e carnes magras) e verduras e legumes, que são fontes de vitaminas e sais minerais.

 

o que comer no carnaval

 

Cuidado com a desidratação. Os foliões perdem bastante líquido em decorrência das altas temperaturas, o intenso gasto de energia e o excesso de bebida alcoólica. Portanto, é essencial manter-se hidratado com sucos de fruta, água de coco ou água. É recomendado intercalar um copo d’água, suco ou água de coco depois de cada dose de bebida alcoólica.

o que comer no carnaval

 

Depois da festa é importante compensar as energias do organismo. Uma sopa de legumes ou de frango depois da folia é uma boa ideia para revigorar-se e repor as energias. Hidrate-se tomando bastante líquido, dando preferência aos sucos de fruta e água de coco. Durma bastante e evite emendar um dia no outro. Assim não faltará disposição para curtir todos os dias de carnaval.

 

o que comer no carnaval

 

 Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima