Moda

Como evitar problemas pelo uso excessivo de sandálias

Por Redação Doutíssima 28/02/2014

Toda mulher gosta de usar um belo salto alto, as opções não faltam: salto agulha, anabela, saltos quadrados, meia pata e por aí vai. Muitas mulheres também optam pelas famosas rasteirinhas, que oferecem um conforto e uma liberdade maior por não possuírem o salto alto, mas muitas não conseguem abrir mão do glamour de usar um belo par de sandálias e de outros modelos com salto alto. Só que o glamour também tem um preço alto, segundo o ortopedista especializado em cirurgia do pé do Hospital das Clínicas de São Paulo, Antônio Egydio de Carvalho Jr., o uso constante de salto alto pode causar lesões graves e irreversíveis aos pés, joelhos e coluna. E então como fazer para não deixar de lado este item tão importante do guarda-roupa feminino e ao mesmo tempo não prejudicar a sua saúde? O Doutíssima preparou ótimos conselhos para que você evite os problemas causados pelo salto alto sem abrir mão de usá-los.

sandálias

  • Procure usar sapatos com até três centímetros de altura no seu dia-a-dia, para ir trabalhar, por exemplo. Deixe os sapatos com saltos acima desta medida para ocasiões especiais. Saiba que quanto maior a altura do salto, maior a inclinação dos pés, logo maior é o dano causado. O que acontece quando colocamos um salto alto é que mudamos o centro de gravidade do nosso corpo. Toda a carga do corpo que normalmente é sustentada pela parte completa dos pés (principalmente pelos calcanhares), passa a ser sustentada pela parte da frente. Para compensar este desequilíbrio, joelhos e coluna ficam sobrecarregados, causando um risco de desgaste na cartilagem dessas áreas do corpo. Uma boa dica para quem não consegue abrir mão de subir nas alturas é usar o salto meia pata, que mesmo tendo uma medida acima de dez centímetros pode não possuir uma grande inclinação devido ao modelo do seu solado.

 

  • Evite modelos de sandálias com salto muito fino, pois estes fazem com que o peso do corpo, que deveria se concentrar principalmente na parte de trás dos pés, seja concentrado na parte da frente. A superfície de contato com o chão de um salto fino é muito pequena, então devemos concentrar todo o nosso equilíbrio na parte da frente dos pés – o que acaba sobrecarregando joelhos e coluna.

 

  • Alongue as suas pernas e fique descalça sempre que possível, por exemplo, quando você está sentada. Esta é uma boa opção para mulheres que precisam trabalhar de salto alto.

 

  • Procure alternar o modelo do salto alto que você utiliza a cada dia ou então o alterne mesmo durante um mesmo dia. Por exemplo, caso você saiba que irá usar um salto muito alto durante a noite, procure passar o dia usando um salto com menos de três centímetros. Quanto maior a superfície de contato do salto com chão, maior é a estabilidade que o calçado oferece, então não limite-se a usar apenas os saltos agulha. Experimente os saltos quadrados e os modelos de salto em cone (neste último modelo o salto sai do centro do calcanhar e não na ponta, o que oferece ainda mais estabilidade ao caminhar) que podem ser tão bonitos e elegantes quanto os modelos com salto agulha.

 

  • Aposte nas sandálias com salto plataforma, pois elas distribuem bem o peso do corpo pelos pés. Segundo Cibele Réssio, ortopedista com especialização em pés e tornozelos pela Universidade Federal de São Paulo, o salto ideal deixa o pé quase paralelo ao chão, é o caso das plataformas, que, dependendo do modelo, conseguem fazer isso. As sandálias com salto anabela e anabela com plataforma também chagam perto de deixarem o pé quase paralelo ao chão, aposte nelas!

 

  • Cuidado com o uso excessivo das rasteirinhas. Apesar de serem consideradas como uma boa opção para quem busca mais conforto e liberdade sem abrir mão de usar um belo par de calçados, as rasteirinhas podem não ser uma boa solução para quem quer fugir do salto alto. Por não possuírem um solado muito grosso e deixarem os pés quase em contato com o chão, elas não conseguem absorver o impacto da caminhada, o que a caba sobrecarregando os joelhos e tornozelos. Procure comprar modelos com o solado mais grosso e que possuam alguma forma de amortecimento.

 

 

A vantagem de usar sandálias

sandáliasSegundo o ortopedista Egydio Carvalho, além das sandálias serem mais adequadas ao clima muito quente do Brasil, as suas tiras fazem menos mal do que os sapatos fechados, que normalmente são feitos em couro e fazem calos mais facilmente. Sem contar que as sandálias com tiras bem amarradas ao tornozelo garantem mais estabilidade ao caminhar, entretanto, devemos tomar cuidado para não amarrá-las de maneira muito apertada pois podemos cortar a circulação dos tornozelos.

 

 

 

Para terminar, aqui vão três dicas de exercícios que você pode fazer para evitar o encurtamento dos músculos (umas das consequências do uso excessivo do salto alto):

– De frente para a parede, apoie as duas mãos nela. Flexione a perna direita à frente e estique a esquerda, mantendo os calcanhares no chão e a ponta dos pés na direção da parede. Mantenha a coluna reta.
– Sentada num colchonete, afaste as pernas e mantenha os pés apontados para cima. Leve as mãos à ponta dos pés e desça o tronco à frente do corpo. Mantenha os olhos voltados para o chão. Não force muito a abertura das pernas.
– De lado, coloque o pé direito sobre uma mesa que tenha a altura dos seus quadris, mantendo o esquerdo apoiado no chão, de modo que fique levemente voltado para fora. Tente levar sua mão direita até a pontinha do pé que está sobre o móvel. O braço esquerdo deve estar arqueado por cima da cabeça, na mesma direção do outro. Atenção: não deixe o tronco cair para frente.

 

Fonte: M de Mulher

 

Saiba mais:

 

Os malefícios do uso do salto alto

Verdade ou mentira: grávidas não devem usar salto alto

Aprenda a usar as sandálias gladiadoras

7 cuidados que os seus pés merecem

Como tratar o difícil joanete 

Como tratar uma unha encravada

Saiba as causas das dores nas pernas e pernas pesadas