Clínica Geral

Taquicardia: saiba o que é e como tratar

Por Redação Doutíssima 28/02/2014

Seu coração acelera de repente e você não sabe por qual motivo? Atenção aos sintomas da taquicardia:

 

taquicardiaO que é?

 

Taquicardia  é um termo usado para definir a aceleração da frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto, sendo o ritmo cardíaco considerado normal entre 60 e 100 batimentos por minuto.

 

 

Tipos

 

Existem três tipos de taquicardia:

Taquicardia ventricular: leva esse nome, pois, tem origem nos ventrículos do coração.

Taquicardia supraventricular: esse tipo tem origem nos átrios do coração.

Taquicardia sinusal: tem origem no nó sinusal, que é o marca passo natural do coração.

 

Quais são as causas da taquicardia?

 

Na maioria das vezes, a taquicardia é normal e passageira. Ela pode ocorrer quando fazemos algum esforço físico como malhar, correr ou subir escadas rapidamente. O aumento da frequência cardíaca também pode acontecer devido à alguma emoção forte como o estresse, um susto ou ansiedade.

Algumas doenças ou sintomas como febre, anemia, hipertiroidismo, hemorragia grave, desidratação também podem causar a taquicardia. Além de hábitos como o consumo excessivo de álcool ou de drogas.

 

Quais são os sintomas ?

 

Os sintomas da taquicardia são principalmente batimento cardíaco acelerado, náuseas, palpitações cardíacas e em alguns casos pode ocorrer também um aumento da frequência respiratória e suor excessivo. Há muitos casos que pessoas com taquicardia não apresentam sintomas e elas só descobrem que têm essa condição através de algum exame físico ou de um eletrocardiograma.

 

 taquicardia

Como é feito o diagnóstico?

 

Para descobrir as causas da taquicardia, o médico normalmente deve medir o pulso do paciente e solicitar exames como o electrocardiograma (ECG) e o estudo eletrofisiológico intracardíaco (EPS).

 

Evolução

 

Para taquicardias relacionadas à causas emocionais, os problemas desaparecem naturalmente quando a doença ou a causa desaparece.

Os tipos de taquicardia normalmente são são benignos, com exceção à taquicardia ventricular que pode provocar a fibrilação ventricular (ritmo cardíaco muito rápido), que pode levar a pessoa à uma parada cardiorrespiratória.

 

Quais são os tratamentos disponíveis?

 

O tratamento varia em função do tipo e da causa da taquicardia. Se o motivo for estresse, emoção, etc., o ritmo aos poucos vai voltando ao normal.

– No caso de uma taquicardia secundária, a solução é tratar a doença primária (hipertiroidismo, anemia, etc.) para que ela desapareça. A mesma coisa vale para os estimulantes como tabaco ou café: limitar o consumo é essencial para diminuir o ritmo cardíaco.

– Medicamentos antiarrítmicos como o procainamida, sotalol ou amiodarona podem ser receitados pelo médico para reduzir os sintomas.

– Em certos casos, é necessário que o paciente passe por uma cirurgia que consiste em destruir uma zona do miocárdio (músculo cardíaco).

– Outra opção é implantar um desfibrilador elétrico no coração, ele é capaz de detectar possíveis alterações do ritmo cardíaco e fazer com que o coração volte ao ritmo normal.

 

Saiba mais:

 

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Mantenha seu coração em forma

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida