Primeiros Socorros > Saúde

O que fazer em caso de choque elétrico

Por Redação Doutíssima 03/03/2014

choque topo

Dependendo da intensidade da corrente elétrica, a pessoa sofre uma parada cardíaca ou ela perde a consciência após um choque elétrico.

 

Em caso de choque elétrico, 3 etapas devem ser seguidas:

1. Pedir ajuda.

2. Resgate da pessoa ferida.

3. Aplicar os primeiros socorros para manter a vítima viva até a chegada do socorro médico.

 

1. Peça ajuda

O primeiro passo é sempre avisar outras pessoas para ajudar enquanto o serviço de urgência não chega.

 

2. Resgate a pessoa ferida se possível

Se a vítima manteve-se em contato com um condutor ou um fio em baixa tensão, o primeiro passo a tomar é a de separar esse contato da pessoa ferida antes de tentar socorrê-lo. Para fazer isso:

a) Desligue o aparelho pressionando o interruptor, o disjuntor, etc. Lembre-se que uma pessoa que tenha sido eletrocutada em um lugar alto pode cair no chão quando a energia será cortada. Neste caso, para tentar reduzir o impacto da queda, use colchões, roupas, espuma, uma lona ou um cobertor.

b) Nos casos em que é impossível desligar a energia, ou se a operação dura muito tempo porque o interruptor está longe demais, por exemplo,tente puxar a pessoa eletrocutada com um elemento não condutor (placas, barras, corda, cadeira de madeira, cinto de couro, vara ou ramo seco, etc.). Jamais toque doretamente a pessoa se ela ainda estiver em contato com a corrente elétrica, senão você também será afetado.

choque vassoura

3. Primeiros Socorros

Depois de um choque, a vítima, muitas vezes apresenta um estado de morte aparente, o que pode ser devido à perda de consciência, uma parada respiratória ou parada circulatória. Cada caso requer um comportamento diferente:

 

a) Perda de consciência

 

Pode haver perda temporária da consciência, sem respirar. O batimento cardíaco e pulso são perceptíveis. Assim, nestes casos, deite o ferido numa posição segura.

choque pessoa

A posição de recuperação é estender a pessoa ferida de lado em caso de possível vômito, expulsão de sangue ou secreções da boca para ela não engasgar.

Também é importante monitorar a respiração e ao estado de sua circulação até a chegada do médico.

 

b) Parada respiratória

Neste caso, além da perda de consciência, sintomas evidentes de parada respiratória podem ocorrer. O pulso, no entanto, é notável.

É importante a realização de assistência respiratória imediatamente pelo método boca a boca.

 

c) Parada circulatória

Neste terceiro caso, a ausência de pulsação e de batimentos cardíacos estão adicionados à perda de consciência e de falta de respiração.

É extremamente importante, neste caso, começar manobras de RCP (Ressuscitação cardiopulmonar), ou seja, combinando boca-a-boca e compressões torácicas.

 

Fonte: Grupo Isastur