Clínica Geral

Angioma cavernoso: saiba quais os sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 04/03/2014

O angioma cavernoso ( também chamado de hemangioma cavernoso, malformação cavernosa cerebral e cavernoma) é um aglomerado de vasos sanguíneos anormais localizados no cérebro, medula espinhal, e algumas vezes, em outras regiões do corpo.

angioma cavernoso

Causas

O angioma cavernoso pode variar de tamanho, desde microscópico até alguns centímetros de diâmetro. É caracterizado por diversas bolhas de diversos tamanhos, chamadas cavernas, preenchidas com sangue e cobertas por uma camada especial de células (endotélio), semelhantes àquelas que cobrem os vasos sanguíneos normais, mas as estruturas em forma de bolha de um angioma cavernoso vazam e prescindem das outras camadas das paredes dos vasos sanguíneos normais.

Esta doença é super rara, ela atinge cerca de 0,5 – 1% da população ou 1 em cada 100-200 pessoas. Os sintomas começam a aparecer geralmente entre 20 e 40 anos de idade. O número de pessoas infectadas são mais elevados entre os adultos. Normalmente, mais de 30% das pessoas com angioma cavernoso chegam a desenvolver os sintomas algum dia.

Sintomas

Muitas vezes o angioma cavernoso não apresenta nenhum sintoma. Quando eles ocorrem, tudo depende da localização e da força das paredes do angioma. Ele pode provocar convulsões no paciente ou epilepsias, que podem piorar dependendo da idade e/ou frequência. Na maioria dos casos, elas são controladas com medicação.

Ele pode ser a causa de sequelas neurológicas como fraqueza nos braços e pernas, problemas de visão, problemas de equilíbrio, ou mesmo problemas de memória e atenção.

angioma cavernoso

Também podem aparecer uma lesão vermelha ou roxoavermelhada saliente na pele, ou um tumor maciço e saliente com vasos sanguíneos.

Tratamento do angioma cavernoso

Os angiomas cavernosos superficiais são frequentemente não tratados. Quando eles desaparecem, geralmente a aparência da pele se torna normal. Em alguns casos, é usado um laser na remoção dos vasos menores.

Os angiomas cavernosos que atacam a pálpebra e bloqueiam a visão são tratados através de injeções de esteroides e tratamentos a laser. Os dois tipos de tratamento reduzem o tamanho dos angiomas rapidamente, assim permitindo que a visão se desenvolva de forma normal. Por outro lado, os angiomas cavernosos grandes ou angiomas mistos possuem a opção de serem tratados com esteroides orais e injeções de esteroides aplicadas diretamente no angioma.

Outra técnica que vem sido utilizada recentemente para diminuir o tamanho dos angiomas são os lasers. Eles emitem luz amarela que danificam os vasos do angioma sem afetar a pele da região que o envolve. Alguns médicos preferem combinar o tratamento de injeções de esteroides com a laserterapia.

 

Saiba mais:

Angioma: sintomas, causas e tratamento

Tumores: linfangioma e hemangiona

Tumor: a história do homem elefante

Um novo método para antecipar convulsões

Cisto de Baker: causas, sintomas e tratamento

O que são e para que servem as células-tronco

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento