Maquiagem

Brincando com o perigo: maquiagem para meninas pode causar problemas à saúde

Por Redação Doutíssima 04/03/2014

A existência de produtos nocivos à saúde das crianças foi constatada por uma associação francesa, que encontrou metais pesados nos produtos infantis.

 

 

 

maquiagem para meninas

 

Uma associação francesa de informação aos consumidores publicou os resultados alarmantes de testes com maquiagem para meninas e também em tintas para pinturas infantis. De acordo com o estudo, grande parte dos produtos desse tipo disponíveis no mercado possuem elementos que colocam em risco a saúde das crianças. É importante lembrar que o mercado de produtos voltados para este público cresce a cada dia, mas é importante que os ais saibam realmente o que estão comprando para seus filhos.

 

A associação fez testes em dez kits de pintura para o rosto e 8 estojos de maquiagem para meninas, com o objetivo de chamar a atenção para os riscos aos quais as crianças estão expostas. Algumas marcas apresentaram problemas em relação às substâncias utilizadas na sua composição, que são nocivas à saúde. Considerando que as crianças podem ter um contato prolongado com esses produtos, os riscos se tornam ainda maior.

 

 

O que há de errado na maquiagem para meninas?

 

 

maquiagem para meninas
Nos produtos pesquisados pela associação foram encontradas diversas substâncias que podem causar irritações na pele, alergias ou até mesmo problemas mais graves, como a alteração hormonal ou mesmo afetar o sistema nervoso.

 

• Substâncias consideradas como perturbadores endócrinos foram encontrados em metade produtos testados. Foi constatada a presença de “parabeno de cadeia longa”, que são utilizados como conservantes, em nove dos 18 produtos testados. É importante lembrar que estes compostos são suspeitos de interferir, mesmo que em doses muito baixas, na regulação hormonal mesmo de adultos.

 

• Fragrâncias alergênicas, utilizadas para tornar os produtos mais atrativos, foram encontradas em 5 produtos. É importante destacar que, por exemplo, o brilho labial “Hello Kitty” bateu todos os recordes com uma concentração de alergênico 140 vezes superior ao indicado no rótulo do produto.

 

• Pigmentos carregados de metais pesados, entre os quais o chumbo e o níquel são os mais problemáticos (o primeiro pode afetar o sistema nervoso, sendo o segundo na escala de ricos). O caso mais grave entre os produtos pesquisados foi a maquiagem para meninas “César”, que combina três metais pesados: chumbo, níquel e cobalto.

 

 

Ingredientes perigosos

 

 

Parabeno de cadeia longa, que são os propiloparabeno, butiloparabeno, isopropiloparabeno e isobutilparabeno, conhecidos como perturbadores endócrinos, que podem afetar o sistema hormonal e causar uma variedade de efeitos adversos.

 

Alergênicos, perfumes que devem ser mencionados da forma correta no rótulo nos casos em que a concentração é superior a 10 mg/kg. Estas substâncias podem causar reações na pele ou torná-la mais sensível no futuro.

 

Phenoxyethanol, conservante muito usado em cosméticos, mas que em uma nova avaliação em 2012 teve sua toxicidade confirmada, sendo considerada nociva principalmente para o fígado. Sua concentração em cosméticos é limitada a 1% (10 g/kg) mas, no caso de produtos para crianças menores de 3 anos, é recomendado um teor inferior a 0,4%.

 

Methylisothiazolinone (MIT), que passou a ser usado para substituir os parabenos, mas foi considerado o responsável por um aumento considerável das reações alérgicas, incluindo eczema (doença crônica de pele). Acredita-se que em breve o seu uso será limitado ou proibido, pelo menos em cosméticos.

 

Metais pesados, logicamente, não estão presentes na lista de ingredientes dos produtos, por serem consideradas substâncias tóxicas proibidas com uso proibido em cosméticos. Normalmente acontece de serem encontrados em produtos elaborados com matérias primas de má qualidade ou mesmo por uma contaminação durante a fabricação.

 

A origem dos ingredientes de um produto pode determinar o risco de contaminação, uma vez que os metais pesados estão presentes no meio ambiente. Os pigmentos minerais usados para dar cor à maquiagem apresentam maior risco, por exemplo. É importante lembrar que estes metais são considerados como impurezas nos produtos, o que indica às empresas uma busca pela sua eliminação. As agências reguladoras emitem normas com os limites aceitáveis pera estas substâncias.

 

O chumbo, que foi detectado em 5 produtos testados é considerado o mais perigoso de todos os metais pesados, por sua ação sobre o sistema nervoso. Ainda que em concentrações abaixo do limite estabelecido (20 mg/Kg), não deixa de ser preocupante. O níquel também merece atenção, uma vez que é proibido na fabricação de joias por causar reações alérgicas. Sua presença em cosméticos para crianças é inadmissível, principalmente se a concentração exceder os limites recomendados, como aconteceu em alguns produtos testados.

 

É importante que os pais estejam atentos aos riscos para a saúde que o uso de produtos de beleza na infância podem representar, principalmente se levarmos em consideração a presença de substâncias conhecidamente contraindicadas mesmo para os adultos. Veja quais foram as marcas de maquiagem para meninas testadas pela associação na galeria abaixo.

 

 

 

Saiba mais:

Relato de mãe: mãe brother X consumismo infantil

Aprenda a identificar a depressão infantil

Como lidar com a alergia alimentar na infância

Alergia à esmalte: entenda porque acontece

Saiba mais sobre os sintomas da alergia

Alergia nas mãos: entenda porque acontece

Como evitar a alergia ao sol