Saúde Mental

Como ajudar seu filho a perder o medo do escuro

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Aposto que você se lembra de correr do interruptor de luz na parede do quarto para a cama, ou mesmo dormir com o corpo inteiro por baixo do cobertor entre outras técnicas para tentar esquecer a escuridão do quarto! O medo do escuro acontece com frequência, há muitas crianças que têm pavor de estarem na escuridão. É por isso que não encontramos muitas crianças que dormem em um quarto sem uma lâmpada ou alguma fonte de iluminação acesa durante a noite.

medo do escuro

Estes acessórios não contribuem para o medo do escuro, mas é algo que muitas crianças vão querer usar por muitos anos depois de terem começado a dormir sozinhos em seu quarto.

As crianças têm medo do escuro porque elas sentem que a noite é algo ameaçador e eles não conseguem ver o que está em seu quarto. Quando há uma fonte de luz de qualquer tipo, como uma luz do poste da rua entrando pela janela ou um brilho por baixo da porta, as coisas no quarto podem se tornar engraçadas e diferentes para eles, e também assustador. A maioria das crianças possuem uma imaginação muito ativa, e tudo o que elas sabem é que elas estão com medo! Tudo isso contribui para um medo do escuro que eles não conseguem superar por um bom período de tempo.

Mas existem algumas coisas que os pais podem fazer se você possui uma criança em casa que tem medo do escuro. Veja só:

Dicas para perder o medo do escuro

 

medo do escuro

Você pode instalar uma lâmpada noturna média em seu quarto, uma lâmpada que é brilhante o suficiente para que as coisas não assumam uma forma grotesca mas também não tão brilhante que nem a criança consiga dormir. Tente também deixar a luz do banheiro ou do corredor próximo ao seu quarto acesa durante a noite. Algumas crianças ficam com tanto medo de sair da cama à noite que chegam até fazer xixi na cama.

Você pode tentar algumas técnicas extras para ajudar seu filho com o medo do escuro, como posicionar uma lanterna na cabeceira da cama que eles podem ligar e utilizar sempre que quiserem. Vocês podem checar juntos e ter certeza que não há nada em baixo da cama e verificar o armário todas as noites antes de ir dormir. Certifique-se de que as portas do armário estão todas fechadas antes de dormir.

Se vocês possuem um animal de estimação na casa, mantenha a porta do quarto sempre fechada para que eles não entrem dentro do quarto à noite e acabar assustando a criança.

 

 

Saiba mais:

 Como livrar seu filho do medo do escuro

Medo do novo: até onde ele pode ser saudável?

Saiba como se livrar do medo de avião

Escolhendo a iluminação ideal para o quarto do seu filho

7 Razões que impedem seu bebê (e você!) de dormir

Descubra os medos mais comuns em cada fase das crianças

O sentimento de medo ajuda ou atrapalha?