Gestante

Como evitar gêmeos na FIV

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Ter uma gestação múltipla na Fecundação in vitro (FIV) pode aumentar os riscos para as mães e para os bebês.

 

FIV

 

A Fecundação in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida que se desenvolve cada vez mais e tem proporcionado resultados progressivamente maiores, garantindo o sucesso na realização do sonho de muitos casais.

Mas ao começar um tratamento para engravidar, há uma preocupação pela possibilidade de ocorrer uma gravidez gemelar ou múltipla. Durante o processo, a probabilidade de engravidar de gêmeos é de 20% a 25% e de trigêmeos, 5%.Quando uma mulher porta dois fetos ou mais, ela e o bebê podem estar sujeitos a alguns riscos e complicações, como parto prematuro, hemorragia durante o nascimento, diabetes na mãe – mais frequente na gestação múltipla. Na FIV, os médicos tendem à implantar vários embriões no útero da mãe para aumentar as chances de fecundação, o que resulta frequentemente à gravidez de gêmeos.

 

FIV

 

Diante desse problema, médicos suecos da clínica Carl Von Linne, em Uppsala, procuraram limitar o número de gestações múltiplas em seus pacientes, mas sem reduzir as chances de sucesso no tratamento. Eles afirmam que, graças a um modelo matemático, é possível determinar os tipos de mulheres que não devem receber mais de um embrião.

Para chegarem a um resultado, os médicos analisaram, entre 1999 e 2002, 3223 transferências de embriões efeituados na clínica sueca. Eles descobriram as variáveis que interferem no resultado da gestação: a qualidade do embrião, a idade da mulher, o número de óvulos sob simulação ovariana e as tentativas prévias de FIV.

Entre 2004 e 2007, eles realizaram cerca de 3410 transferências de embriões. Toda mulher tendo mais de 15% de risco de ter gêmeos, recebia somente um embrião. Era o caso de quase 8 pacientes em cada 10, mas somente 1 mulher em 10 recebia um embrião por vez. Consequência: o nascimento de gêmeos diminuiu de 26% a 1,9%, quase a mesma proporção que para as mulheres que engravidam naturalmente.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina iniciou uma estratégia para diminuir as chances de gravidez de gêmeos durante a FIV. O método consiste em um procedimento baseado na limitação da quantidade de embriões inseridos em cada paciente, de acordo com a idade – pois os problemas de infertilidade estão diretamente relacionados à faixa etária. Mulheres até 35 anos podem receber até dois embriões. Mulheres entre 36 e 39 anos são limitadas a três embriões. E acima de 40 anos, o limite estabelecido é de até quatro embriões.

 

Quer saber mais sobre a fecundação in vitro (FIV)? Confira no vídeo a seguir as etapas do tratamento

 

IVI – Fecundação In Vitro (FIV) – Clínicas de Fertilidade – Brasil, 2014

Saiba mais:

 

6 tratamentos contra infertilidade mais utilizados

Quais os principais tratamentos contra infertilidade?

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade

O choque da infertil-idade: gravidez e fertilidade depois dos 40

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

Infertilidade masculina: mitos e verdades

Infertilidade conjugal: um mito mais que atual