Gestante

Conheça o aparelho que permite monitorar a gravidez pelo celular

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Escutar pela primeira vez os batimentos cardíacos do bebê é uma das mais indescritíveis emoções pelas quais os pais podem passar. Mas, você já imaginou se desse para escutá-los todos os dias, quando os pais quiserem, e monitorar a gravidez sem sair de casa? Agora isto já é possível! A novidade é o aparelho Bellabelt, lançado recentemente nos Estados Unidos, que permite aos papais de monitorar a gravidez, escutando o coração do bebê onde e o quanto eles desejarem!

 monitorar a gravidez

 

O Bellabelt custa 129 dólares (mais 50 dólares do frete), e funciona integradamente a um aplicativo que permite que o som do coração do seu bebê seja escutado, gravado e até mesmo compartilhado em redes sociais! O download do aplicativo capaz de monitorar a gravidez pelo celular pode feito em iOS e Android.

monitorar a gravidezMas acredite, isso não é tudo: o Bellabelt permite, ainda por cima, que os pais do bebê possam monitorar a gravidez acompanhando toda a movimentação da criança na barriga, as mudanças de peso corporal dela, e até criar um gráfico dos “chutes” que foram dados durante os nove meses. O aparelho também possui um calendário, que proporciona o registro dos acontecimentos mês a mês, assim como o agendamento das consultas, ajudando muito as mamãe na organização. Os criadores do aparelho afirmam que a ideia do Bellabelt é de monitorar a gravidez de uma forma mais acessível e sociável – e até mesmo divertida!

 

 

Monitorar a gravidez pelo celular pode ter um lado ruim?

 

O aparelho Bellabelt pode, contudo, ter um lado não tão prazeroso. A ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, membro da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), declara que tanta informação pode provocar uma preocupação desnecessária à futura mamãe, pois ela pode não saber interpretar os batimentos do coração do bebê e pensar que seu ritmo está muito rápido ou muito devagar. “Essa ansiedade atrapalha mais do que ajuda, principalmente se a gestante já tiver um fator de risco, como pressão alta ou diabetes gestacional, e se sentir insegura”, afirma ela.

Porém, Bárbara Murayama admite que o mecanismo utilizado pelo aparelho Bellabelt para monitorar a gravidez não traz nenhum prejuízo à saúde da mãe ou do bebê, pois ele capta os batimentos da criança através de ondas sonoras. Esse sistema é chamado de Sonar, e é comumente utilizado no exame de ausculta dos batimentos cardíacos.

Importante: para utilizar o aparelho, a mamãe deve prestar atenção nas instruções de uso e segui-las à risca, garantindo que o celular esteja em modo avião – o que o evita de receber ligações ou mensagens de texto, podendo interferir no som dos batimentos do bebê.

 

Saiba mais:

 

3 maneiras de confirmar sua gravidez

8 dicas para aliviar o inchaço na gravidez

5 dicas para aliviar as dores na gravidez

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Insônia na gravidez: o que fazer ?

Sentindo seu bebê mexer na barriga

Como prever a data de nascimento do seu bebê