Saúde Mental

Drogas e depressão: saiba como evitar a mistura fatal que matou Kurt Cobain

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Kurt Cobain5 de abril de 1994 o mundo da música perdera uma estrela. Kurt Cobain, o líder e vocalista da banda Nirvana é encontrado morto na sua casa em Seattle, Washington -USA. No relatório do Departamento de Polícia de Seattle é declarado que Kurt fora encontrado com uma arma ao lado do seu corpo e que ele tinha um ferimento vísivel na cabeça.

A depressão e o vício em drogas, álcool o levaram ao suicídio

Em seu livro the Real Story, Courtney Love conta o outro lado do caso. O livro fala não só da vida a dois mas também dos talentos de Courtney como atriz e cantora e do inferno que foi sua vida nos últimos meses ao lado do cantor. Segundo ela, naquele os dois estavam abusando do uso de drogas.

kurt cobainDrogas e álcool não tem nada a ver com a onde que eles propõem e nunca devem ser misturados! Os efeitos das misturas são muitas vezes mais imprevisível do que uma droga usada sozinha. Ingerir álcool ou fazer uso de uma droga ou a mistura de dois juntos podem causar reações físicas e psicológicas extremamente perigosas , às vezes incontroláveis e até mesmo mortais. Basta ler os jornais ou assistir os documentários sobre overdose e o que acontece com algumas estrelas como Kurt Cobain.

Há tantos medicamentos no mercado e tantas combinações possíveis de que é impossível prever todos os efeitos e conseqüências dessas misturas.

” Uma pessoa pode tentar associar substâncias para aliviar alguns efeitos colaterais (estimulantes e antidepressivos para reduzir os efeitos colaterais de estimulantes, a cocaína para aliviar a sonolência, e o álcool já que o álcool reduz a ansiedade causada pela cocaína) . Mas estas associações ou mistura de substâncias sempre produzem efeitos imprevisíveis e muitas vezes perigosas.” Diz Maryse Rioux, farmacêutica e conferencista de tóxicodependências na universidade de Sherbrooke.

Kurt Cobain fazia uso de remédios antidepressivos desde a infância, o que pode ter o levado ao uso da heroína, da qual era dependente. Suas tendências suicídas já havia revelado em alguns trchos de suas músicas. O fato de não suportar a fama e seus inconvenientes, ele acaba se isolandoSeu relacionamento com a esposa já estava péssimo, os dois viviam brigando e se reconciliando, tudo isso regado a muito álcool e heroína.

” Toda essa mistura de álcool, drogas e depressão é um perigo iminente, funciona como uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento e leva as pessoas a cometerem suicidos e assassinatos.” Diz  Osvaldo Luiz Saide, livre-Docente e Professor Adjunto de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto – (UERJ)

Saiba mais:

Sinais de que uma pessoa quer cometer suicídio
Como falar sobre drogas com seu filho
15 Sinais de dependência às drogas
Como tratar o alcoolismo
Uso abusivo do álcool leva ao divórcio, a menos que ambos os parceiros sejam alcoólatras
Ligação entre o tipo de profissão e casos de suicídio diminui
Ideia de que teremos um mundo sem drogas é ridícula’, diz neuropsiquiatra