Saúde Mental

Entenda a histeria: problema retratado na personagem doentia de Vanessa Gerbelli

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Vanessa Gerbelli

 

Vanessa Gerbelli está de volta à Globo na novela “Em Família”. Ela, que está há dez anos fora da emissora desde 2004 quando aturou em “Cabocla” e longe da TV há dois quando participou da novela “Vidas em jogo”. Ela  surgirá na terceira fase da novela de Manoel Carlos como Juliana, uma mulher obcecada pela ideia de se tornar mãe. Entenda agora a histeria mal retratada na personagem doentia de Vanessa Gerbelli.

 

 

Obcecada por um filho, a personagem Juliana vivida por Vanessa Gerbelli pode virar vilã.

Vanessa Gerbelli

O drama da protagonista Helena vivida pela atriz Julia Lemmertz não foi o único destaque das primeiras semanas da novela “Em Família”. Juliana, interpreta da por Vanessa Gerbelli, também roubou a cena. Sua personagem terá uma frequência oposta, pois não consegue engravidar e vai querer adotar a qualquer preço,a filha da empregada vivida por Carol Macedo.

Ansiedade, baixa autoestima e pressão social dificultam a gestação.

Existem mulheres que são obcecadas em terem filho que acabam não fazendo planejamentos e têm uma gravidez atrás da outra, mas existem também mulheres que nas primeiras tentativas sem sucesso entram num processo de frustração. Muitas delas sofram uma pressão por parte da família e não sabem lidar com essa situação, o que causa um sentimento de culpa e baixo autoestima. Isso acaba acarretando problemas já que a mulher está sob pressão e ela pode acabar entrando num processo de dificuldade de gestação.

Entenda melhor as causas da infertilidade feminina:

Segundo a doutora Silvana Chedid, especialista em reprodução humana no centro de medecina reprodutiva da universidade de Bruxulas, Bélgica. As principais causas de infertilidade na mulher estão relacionadas a problemas ovulatórios, obstrução nas trompas (em geral causada por infecções pélvicas), ou endometriose. Não são incomuns os casos imunológicos, em que ocorre produção de anticorpos que diminuem a capacidade de fertilização dos espermatozóides e a capacidade de implantação dos embriões.

Toda essa obsessão começa com uma ansiedade leve que não é considerada uma patologia, a melhor forma de fugir disso é procurar fazer meditação (Yoga ajuda bastante) e também acunpuntura. A psicoterapia comportamental e cognitiva, além da interpessoal costumam ser eficazes.

Não se preocupe porque a sua hora de ser mãe chegará, no caso de dúvidas procure sempre um médico, não pense que algo esteja acontecendo sem ter um conhecimento maior da situação e não tome decisões precipitadas. Ir ao médico com o seu marido ou companheiro pode ser a melhor solução porque os dois estarão a par de tudo.

Saiba mais:

Relato de mãe: Não sou infértil, sou enganada pelos meus hormônios
Psicólogos ensinam: como identificar um psicopata
“Obsessão infinita”: expressando o sintoma
Relato de mãe: Como se aprende a ser mãe?
Adoção tardia: a história da mãe Brigida
Crianças adotivas: como lidar com a revelação da adoção?
Relato de mãe: a endometriose não me impediu de ter um bebê