Nutrição

Iogurte natural frozen: não caia nesta armadilha

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

O frozen iogurte se tornou uma mania entre as pessoas que buscam por uma opção de sobremesa mais leve e saudável. Comparando uma porção de iogurte natural frozen tem em média 88 calorias e uma bola de soverte (sabor creme) tem em média 170 calorias. Sim, é uma boa diferença.

iogurte naturalAs vantagens do iogurte natural frozen não param por ai. Os sorvetes comuns são cheios de gordura vegetal hidrogenada, substância que colabora com o aumento do colesterol. Já o iogurte natural frozen é zero gorduras. O frozen apresenta também, agentes ativos que ajudam no processo de digestão e colaboram com o funcionamento do intestino, além disso o iogurte natural frozen pode ser consumido por pessoas que tem intolerância a lactose. No processo de fabricação do frozen, a lactose se transforma em ácido láctico, o que facilita a digestão de quem tem intolerância, explica nutricionista.

Parece a sobremesa perfeita, não? Seria, se não fossem pelos complementos que podemos colocar nela. Os famosos toppings, como são conhecidos os acompanhamentos, são um perigo. Eles transformam muito facilmente o seu leve iogurte natural frozen em uma bomba calórica, que pode passar rapidamente de 88 para 700 calorias.

Cada um desses toppings equivalem a mas ou menos 2 colheres de sopa. O ideal é optar por frutas, cada porção apresenta entre 20 e 30 calorias. Alguns exemplos são:  mirtilo (20 calorias), amora (25 calorias), abacaxi (20 calorias) ou kiwi (30 calorias), no caso dos cereais o aconselhado é optar pelo floco de milho (40 calorias), já a granola apresenta o dobro.

No caso dos docinhos e sobremesa, tome muito cuidado, eles destroem sua sobremesa saúdavel. Cada colher de sopa de cobertura contém cerca de 60 calorias, pouco menos do que apresenta o iogurte natural frozen. Se adicionarmos confetes de chocolate e mashmallow ao iogurte natural a soma calorica final sobe para 540, é o fim da sobremesa leve.iogurte natural

Dicas para manter iogurte natural frozen saudável:

 

Existem algumas táticas que podem te ajudar a manter seu iogurte natural frozen saudável e gostoso.

– Peça o copo pequeno:Quando for comer seu iogurte natural em um restaurante, pergunte para a atendente se não tem um copo menor. Geralmente as franquias de frozen iogurte possuem uma versão mini dos copos.Isso te ajuda a controlar a quantidade. Em casa faça o mesmo.

– Faça camadas : Comece com as frutas, só depois coloque o iogurte. Dessa forma você acaba consumindo menos quantidade de iogurte e um pouco mais de fruta.

– Saia para comer frozen: Não compre um pote e deixe em casa, dessa forma você fica mais propício a consumir sem moderação. O ideal de quando consumi-lo, é que seja no lanche da tarde, dessa forma você come algo que te deixa saciado e que não tem muitas calorias no meio do dia, não adicionando calorias a mais em outras refeições.

– Não encha o copo: Independente do tamanho que escolher, estipule uma marca, que seja boa e não exagerada.

– Não misture dois sabores: O diferencial está no iogurte natural, que apresenta apenas 88 calorias no caso do frozen com gosto esse número muda podendo chegar a 110 calorias, caso opte pelo frozen iogurte com gosto prefira o de limão ou chá verde que apresentam 100 calorias. Além disso suas papilas não assimilarão nenhum dos sabores direito, te dando uma sensação menor de saciamento.

No caso do iogurte natural frozen batido as dicas são as mesmas, opte pelo frozen com frutas. Assim a adição de caloria na sua sobremesa será menor.

Quer aprender a fazer o iogurte natural frozen você mesmo? Veja duas receitas super saudáveis e gostosas.

Iogurte natural frozen com calda de frutas vermelhas

Ingredientes

. 2 potes de iogurte natural
. 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1 lata de creme de leite
. 1 colher (sopa) de raspas de limão
. 1 xícara (chá) de frutas vermelhas variadas

Modo de preparo

1. No liquidificador, bata o iogurte, 1 xícara (chá) de açúcar e o creme de leite.

2. Misture as raspas de limão, coloque em um recipiente, cubra com papel-filme e leve ao freezer por 6 horas no mínimo.

3. Retire do freezer, deixe amolecer um pouco e bata na batedeira até dar consistência de creme.

4. Cubra e leve novamente ao freezer até firmar.

5. Prepare a calda: em uma panela, misture as frutas e 1/2 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até dar o ponto da calda. Depois de fria, leve à geladeira.

6. Retire do freezer e faça bolas com o creme. Sirva com a calda gelada.

 

Iogurte natural frozen com limão siciliano

 

Saiba mais:

Tudo o que você precisa saber sobre o frozen yogurt

10 receitas light para fazer em casa

3 receitas de cookies com baixas calorias

Conheça 7 frutas que emagrecem

6 receitas de frutas sem glúten

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

A verdade sobre a barrinha de cereal