Medicamentos

Saiba mais sobre remédio para alergia

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

Você sofre com alergia?

Espirros, coceira e outros sintomas estão acabando com o seu dia? Confira as nossas dicas sobre remédio para alergia:

 

remédio para alergia

 

O tratamento da alergia é feito principalmente à base de medicamentos anti-histamínicos que são vendidos com ou sem receita médica. O remédio para alergia pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos e em sprays.

 

Anti-histamínicos

 

Para entender como os anti-histamínicos funcionam, vamos falar um pouco sobre a histamina.
A histamina é uma substância química que é liberada pelas células do sistema imunológico quando a pessoa sofre uma reação alérgica, ela provoca os sintomas como coriza, espirros, coceira e irritação nos olhos e na garganta, diminuição da pressão arterial, etc.

Os anti-histamínicos exercem uma função inibidora da histamina, impedindo sua chegada aos receptores e combatendo os sintomas da alergia. A princípio, eles aliviam os sintomas, porém, eles podem perder a eficácia quando usados diariamente por um longo prazo.

 

Remédio para alergia sem prescrição médica

 

Os anti-histamínicos são encontrados em qualquer farmácia e podem ser comprados sem a necessidade de receita médica, porém, eles são indicados somente para uso temporário. Além disso, esse tipo de medicamento pode trazer efeitos colaterais como como sonolência e lentidão; o que pode impactar o desempenho das suas atividades diárias. Outros sintomas como secura na boca e problemas estomacais também podem aparecer.

Outro fator importante a considerar é que os anti-histamínicos contém pseudo efredina, que é uma substância descongestionante. Por um lado isso é bom, pois graças à ela é possível desentupir as vias afetadas pela alergia. Por outro lado, os descongestionantes trazem efeitos colaterais como insônia, elevação da pressão arterial, irritação, palpitações cardíacas e problemas de próstata em homens.

Há rumores de que os efeitos colaterais podem anular o efeito de sono causado pelo medicamento, porém, eles podem representar um perigo principalmente para quem já sofre com algum sintoma. É por isso que grande parte dos médicos recomenda remédios com um único ingrediente. Por exemplo, para os casos de espirros, é recomendado um anti-histamínico, já nos casos de nariz entupido, é aconselhável fazer uso de um descongestionante.

 

remédio para alergia

 

Outras recomendações para uso do remédio para alergia

 

– É fundamental não exceder a dosagem indicada e nem utilizar o medicamento por longo prazo

– Siga sempre as instruções da bula para uso correto do remédio para alergia

– Tome cuidado redobrado se você sofre de diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, problemas no fígado ou nos rins. Em todos esses casos, é preciso consultar um médico para saber se você pode ou não tomar os anti-histamínicos.

 

Anti-histamínicos com prescrição médica

 

Muitos deles provocam menos efeitos colaterais do que os que são vendidos sem prescrição médica, além disso, eles não provocam sonolência. Eles têm um preço mais elevado, mas podem ser encontrados em versão genérica.

Assista ao vídeo abaixo e saiba qual o remédio para alergia indicado para você:

 

Saiba mais:

 

Alergia a medicamentos: entenda porque acontece e o que fazer

Alergia a gato ou cachorro: entenda porque acontece

Alergia no bebê: saiba o que fazer

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia

Saiba identificar os sintomas de alergia ao sol