Sem categoria

7 Dicas fitness para atletas iniciantes

Por Redação Doutíssima 07/03/2014

Talvez você não seja o próximo Michael Phelps da natação. Mas você pode definir metas de tamanho olímpico para suas atividades físicas, mesmo no caso de atletas iniciantes.

atletas iniciantes

 

 

Dicas para atletas iniciantes terem sucesso em suas atividades físicas

 

atletas iniciantes1. Encontre sua criança interior: É preciso encontrar algo que nos dê prazer quando somos atletas iniciantes.Se você não tem certeza do qual esporte escolher, escolha algo que se adapte à sua personalidade ou algo que você gostava de fazer quando era criança. Se você amava nadar, vá para a piscina novamente. Se você amava o ar livre, tente caminhar. Se você realmente quer brincar como uma criança, busque eventos de corrida com traço de campo de guerra. São corridas de obstáculos em terreno acidentado, onde você caminha sobre lama e água, sobe por paredes de escala, rastejar por túneis e luta.

 

2. Comece com metas pequenas: Atletas iniciantes devem começar definindo objetivos pequenos. Pequenas metas são mais fáceis de alcançar do que um grande objetivo que parece enorme e de difícil acesso. Por exemplo, você provavelmente não pode terminar uma maratona até que primeiro consiga correr 5 km. Alguns dos aplicativos fitness para smartphone podem ajudar você a manter o controle de cada grande coisa que você faz no seu caminho para alcançar seu grande objetivo.

 

3. Varie os exercícios: Atletas iniciantes podem ficar entediados com a mesma rotina de treinos todos os dias. E quando você faz a mesma atividade o tempo todo, seus músculos se adaptam a eles após seis ou oito semanas. Você queima menos calorias e ganha menos músculo. Então, expulse o tédio fazendo intervalo no treino (corra muito rápido por um minuto, em seguida, a uma velocidade moderada por dois minutos) e treinamento de força e atividades de cardio como natação, spinning e kickboxing.

 

4. Abasteça-se corretamente: Exercício queima calorias extras e aumenta o seu metabolismo. Então, coma a cada duas horas – três refeições e lanchinhos saudáveis. Antes de um treino, coma carboidratos (suco, frutas ou iogurte) para ter energia rápido. Antes de um treino longo e difícil, o ideal é consumir algo com a mistura de carboidratos e proteína, como um smoothie. Caso contrário, mantenha suas refeições e lanches light: Tente comer uma maçã, iogurte e nozes, ou um ovo com torradas de trigo integral.

 

5. Beba muita água: A menos que o seu treino seja muito longo ou difícil, você não precisa de uma bebida energética especial. Água funciona muito bem. Beba bastante: Se você estiver desidratado, seus músculos podem parar, e aumenta o risco de exaustão e insolação. A dica para os atletas iniciantes é: duas horas antes do exercício, beba cerca de 2 a 3 copos de água, e cerca de 1 copo a cada 10-20 minutos durante a sua rotina de exercícios. Beba também após o fim do treino.

 

atletas iniciantes6. Treino de resistência: Mesmo que seu objetivo esteja centrado em exercícios cardio, você também deve praticar sua força ou treinos de resistência. Músculos fortes queimam mais calorias, ajudam a prevenir lesões e constroem ossos mais fortes. Atletas iniciantes devem trabalhar os músculos em aparelhos de musculação, com equipamentos portáteis como pesos livres, kettlebells, faixas de resistência ou fazendo exercícios como flexões. Certifique-se de descansar cada grupo muscular, como bíceps e tríceps, pelo menos dois dias entre cada série de exercícios de força.

 

7. Aprenda a maneira correta: Se você está correndo ou levantando peso, é fácil de se machucar se a sua forma ou técnica estiver errada, o que é muito comum entre atletas iniciantes. Não assuma que você está se exercitando da maneira certa. Se a sua academia tem professores ou pessoal trainers, eles são capacitados para vê-lo se exercitando e dá-lhe conselhos para melhorar a sua técnica. Você também pode ver vídeos de profissionais que ensinam técnicas de exercícios.

 

Saiba mais:

 

8 Dicas para seu treino de musculação render

5 Dicas para melhorar seu desempenho na sala de musculação

Saiba reconhecer e corrigir os erros da musculação

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Quais esportes queimam mais calorias?

Mito ou Verdade: O esporte ajuda a diminuir a celulite

9 Dicas para encontrar o esporte ideal