Sexualidade

Testado e aprovado: Sexo entre amigos fortalece a amizade

Por Redação Doutíssima 07/03/2014

sexo entre amigosO tabu da amizade entre homens e mulheres levou a pesquisadora americana Heidi Reeder, professora de comunicação da Boise State University e professores da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, também nos Estados Unidos, a realizarem estudos sobre esta relação. Os resultados de ambas as pesquisas mostraram que sexo entre amigos pode, sim, melhorar a amizade, fazendo cair por terra todo o senso comum que envolve a ideia de que esse tipo de envolvimento estraga a boa convivência.

Após ouvir mais de 300 pessoas que têm amigos do sexo oposto, Reeder constatou que 20% delas já tinham vivido a experiência de sexo entre amigos ao menos uma vez na vida, dos quais 76% garantiram que a amizade melhorou após o sexo entre amigos. Destes, 50% passaram para um relacionamento amoroso com o amigo, mesmo que essa não fosse a intenção inicial.

Os pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Eau Claire entrevistaram 400 adultos, com idades entre 18 e 52 anos, que mantinham amizade com pessoas do sexo oposto. A maioria declarou sentir ao menos um nível de atração por seu amigo ou amiga, mas os homens em geral demonstraram estar mais atraídos pelas amigas do que elas por eles. A maioria considerou, também, essa atração um malefício aos namoros de cada um, mas, ainda assim, as relações que permitem experiências de sexo entre amigos são preferência de muitos. Os entrevistados também falaram sobre a grande probabilidade do fortalecimento da amizade.

 

Sexo entre amigos: Na prática

Não é preciso procurar muito para encontrar um caso de amizade entre homens e mulheres e de sexo entre amigos na vida real. Enquanto uns afirmam não ter nenhum sentimento de atração física ou romântica pelos amigos, outros confessam já ter ficado com amigos e vivido a experiência de diversas formas: a amizade que virou namoro, o (a) amigo (a) se apaixonou, a amizade melhorou…

sexo entre amigos

 

Os quatro tipos mais comuns de amizades entre homens e mulheres

Heidi Reeder identificou quatro tipos mais comuns ao final de sua pesquisa.

A atração amistosa é o tipo de amizade mais comum, segundo a pesquisadora, e se trata da amizade pura e simples, como a interação entre amigos do mesmo sexo. Os dois gostam da companhia um do outro, mas não nutrem atração física nem sentimentos românticos. Esse é o tipo mais comum de amizade intersexual.

Existe também a atração objetiva física ou sexual. Neste tipo de amizade estão os amigos que reconhecem a beleza do outro, assim como o fato de que o outro pode, sim, ser atraente e objeto de desejo para outras pessoas, mas não nutre atração física por ele.

sexo entre amigosJá no caso da atração romântica, um dos amigos nutre sentimentos românticos pelo outro e gostaria de transformar a amizade em algo mais, como um namoro.

Finalmente, a atração subjetiva física ou sexual, ou seja, quando pelo menos um dos amigos sente atração física ou sexual pelo outro. Quase um terço das pessoas que têm amigos do sexo oposto já se sentiram atraídas por um colega.

 

Inspirados por esse grande tabu, os produtores independentes Jesse Budd e Patrick Romero produziram o vídeo abaixo, que já foi visto por mais de 6 milhões de pessoas, para mostrar a diferença entre as opiniões feminina e masculina sobre esse tipo de relação. Após entrevistar vários estudantes em uma biblioteca, eles concluiram que homens e mulheres dificilmente são apenas amigos. E você, o que acha?

 

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia.Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Namoro ou amizade? Como identificar se seu amigo pode ser seu homem ideal

Como conciliar o namoro e suas amigas?

Sexo com seu melhor amigo?

Como superar o ciúme nas amizades

Como lidar com uma amizade unilateral

7 Amigos que toda mulher precisa ter

Como encontrar um amigo de verdade

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Clique aqui para se cadastrar!