[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

Por Redação Doutíssima 09/03/2014

 

acabar com a insôniaNão tem coisa mais chata do que passar a noite rolando na cama por falta de sono. Como você já deve saber, a recomendação geral para um adulto é de 8 horas de sono por noite, mas, com a correria, estresse e agitação do dia a dia, nem sempre é possível dormir a quantidade de horas necessárias.

Neste caso, levantar, ler um livro ou tomar banho morno antes de dormir são técnicas que ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Confira algumas dicas para acabar com a insônia:

 

1 – Desligue os aparelhos eletrônicos – Alguns estudos têm provado que o uso de aparelhos como televisores, telefones celulares, computadores e diversos outros podem deixar a pessoa agitada e interferir na qualidade do nosso sono. Especialistas recomendam desligar todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

2 – Evite a cafeína depois das 17 horas – O café é uma bebida estimulante ótima para espantar o sono e manter o nosso organismo em estado de alerta durante o dia, porém, ele deve ser tomado apenas durante o dia, pois, estimula o sistema nervoso e causa excitação. Portanto, uma das maneiras de acabar com a insônia é evitar tomar café e outras bebidas com cafeína em sua composição após as 17 horas.
3 – Crie um ambiente agradável – Faça do seu quarto um bom lugar para dormir, mantenha-o sempre limpo e bem arejado. Para isso, é importante trocar as roupas de cama com frequência, assim como evitar o acúmulo de sujeira e  o mau cheiro. Para acabar com a insônia é essencial dormir em um ambiente apropriado.
4 – Ocupe o seu tempo – Ao invés de ficar se virando na cama esperando o sono chegar, levante-se e faça alguma atividade relaxante como ler um livro ou ouvir música. Ficar olhando para o relógio enquanto você não consegue dormir pode gerar ansiedade e piorar a qualidade do seu sono.

 

 

acabar com a insônia

 

5 – Determine um horário para dormir – Outra técnica para acabar com a insônia é estabelecer um horário regular para dormir e respeitá-lo todas as noites. Desta forma, seu corpo começa a reconhecer a hora de dormir.

6 – Pratique atividades físicas – é comprovado cientificamente que exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e fazem bem ao coração. Entretanto, é recomendado fazer exercícios pelo menos três horas antes de ir para a cama, pois, eles aceleram a frequência cardíaca e interferem na qualidade do sono.

7 – Tome um banho quente – Este é um hábito bastante utilizado para acabar com a insônia. Antes de ir para a cama, tome um banho quente para relaxar os músculos e relaxar.

8 – Faça refeições leves – Evite o excesso de carboidratos como pães e massas antes de dormir. Ao invés deles, prefira alimentos leves como saladas e legumes, além disso, evite beber muita água para não levantar diversas vezes à noite.
Se você já tentou diversas técnicas e mesmo assim não consegue dormir o suficiente, é importante procurar um médico, pois, a falta de sono pode se tratar de alguma doença.
Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre as técnicas para acabar com a insônia:

 

http://www.youtube.com/watch?v=FerZC2wb-sc

 

Saiba mais:

 

8 Passos para dormir melhor

10 Conselhos para ajudá-lo a dormir como um bebê

Como vencer a insônia

Insônia na gravidez: o que fazer?

Como dormir mais rápido

Como tirar o sono durante o dia

11 Alimentos que estimulam o sono

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]