Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: vigésima terceira semana de gestação

Por Redação Doutíssima 09/03/2014

A vigésima terceira semana de gestação chegou, e com ela se aproxima o final do sexto mês de gravidez. Contado em semanas, parece que ainda falta muito, mas quando pensamos em meses vemos que está cada vez mais perto a chegada do futuro príncipe ou princesa da casa. Continue se empenhando nos preparativos físicos e psicológicos para a chegada do bebê. Ler livros sobre a maternidade é algo comprovado por pesquisas que ajuda principalmente as mães de primeira viagem a acalmarem seus medos. Então, continuemos o estudo sobre a vigésima terceira semana de gestação.

 vigésima terceira semana de gestação

 

 

O desenvolvimento do bebê na vigésima terceira semana de gestação

 

Sendo medido da cabeça até o calcanhar, seu bebê pode chegar a ter 29 centímetros de comprimentos, e seu peso já ultrapassa meio quilo durante vigésima terceira semana de gestação.

Continue a aproveitar do desenvolvimento da audição do seu bebê para se comunicar com ele. Todo tipo de barulho que seu bebê for acostumado a ouvir quando estiver no útero não o incomodará após seu nascimento. Isso ocorre com o latido de cachorro, música, etc. Conte histórias e também invista em música clássica. Além de acalmar a gestante, estudos indicaram que a música clássica é a favorita dos bebês ainda no útero. Alguns dos testes foram feitos com composições de Vivaldi. Por exemplo, em As Quatro Estações os bebês podem ficar bem quietinho nos trechos mais lentos e fazerem muitos movimentados nas partes de allegro.

Em breve seu bebê terá os pulmões prontos para respirar fora do útero e seus rins continuam sendo impulsionados pelo fato do bebê não parar de engolir o líquido amniótico. Contudo, esse líquido só será expulso do corpinho do bebê pela primeira vez em forma de cocô (o chamado mecônio) quando ele nascer.

 

A mamãe na vigésima terceira semana de gestação

 

vigésima terceira semana de gestaçãoDurante a vigésima terceira semana de gestação é comum que algumas grávidas fiquem com as gengivas sensíveis, ocorrendo episódios de sangramento ao escovar os dentes habitualmente. Também, algumas grávidas se impressionam que, com o crescimento da barriga, o umbigo vá saltando para fora. Não se preocupe pois após o parto, pouco a pouco seu umbigo voltará a ser como era antes da gravidez.

Possivelmente a futura mamãe começa a sentir coceiras na barriga na vigésima terceira semana de gestação. Isso ocorre devido ao estiramento da sua pele que precisa ter bastante elasticidade. Caso contrário, as coceiras são sintomas de que as estrias estão por aparecer. Para evitá-las, alimente-se bem e nunca esqueça de usar óleos e cremes diariamente para hidratar a pele.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima primeira semana de gestação