Saúde

Entenda como funciona a gastroplastia, cirurgia que fez André Marques perder peso

Por Redação Doutíssima 10/03/2014

Intervenção cirúrgica para tratamento da obesidade pela qual passou André Marques, a gastroplastia é indicada para pessoas que sofrem de obesidade, não conseguem perder peso com dietas e estão com a saúde ameaçada.

André Marques
O ator e apresentador de TV André Marques está prestes a voltar ao trabalho na Rede Globo, após uma cirurgia que mudou a sua vida. Quem acompanhou a carreira dele vai se lembrar de quando fez o primeiro papel na televisão, ainda adolescente, na novela malhação. Mas, nos últimos anos o que todos viam era de outro André: o obeso.

O ganho demasiado de peso e as complicações na saúde, que segundo ele estão muito acima da questão estética, foi o que mais o motivou a tomar uma providência mais radical. “Eu ouvi isso do médico: ‘você pode até não morrer’, ele falou. ‘Mas que você não passa de 40 anos com esse fígado, isso é certo’. Eu tenho 34, né?”, disse o ator em entrevista ao jornalista Tadeu Schmidt.

André Marques fez a cirurgia conhecida como gastroplastia, que é quando o estômago é separado do tubo digestivo do paciente, ligando um pedaço do intestino no lugar. Com isso, a pessoa não consegue mais ingerir grandes quantidades de alimentos, o que favorece muito para o emagrecimento. Mas os especialistas alertam que o melhor é prevenir a obesidade, para evitar que no futuro seja necessária uma intervenção cirúrgica. É importante lembrar que antes de decidir pela gastroplastia o paciente passa por uma avaliação cuidadosa de uma junta médica, para se observar a possibilidade de um tratamento menos invasivo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de cirurgias bariátricas aumentou 200% no País em oito anos, passando de 1.773 em 2003 para 5.332 em 2011. E os números devem crescer ainda mais, considerando que somente nos três primeiros meses de 2012 foram realizados 1.286 procedimentos. Atualmente a idade mínima para a realização da cirurgia é de 16 anos.

 

Entenda a cirurgia pela qual passou André Marques

 

Basicamente, existem três tipos de cirurgias bariátricas, que visam diminuir o tamanho do estômago, reduzindo a capacidade de ingestão de alimentos. São elas:

André MarquesBanda Gástrica Ajustável – trata-se da aplicação de um dispositivo de silicone na parte superior do estômago, com o objetivo de desacelerar a digestão por dar uma sensação de saciedade ao paciente. É uma intervenção reversível, por não haver cortes ou grampeamentos no estômago. Neste caso o estômago ganha um formato de “ampulheta”, o que restringe a recepção de alimentos somente à parte superior do estômago. 

 

 

André MarquesGastroplastia vertical com bandagem (ou Cirurgia de Mason) – é uma técnica que consiste em “grampear” o estômago verticalmente, deixando apenas uma pequena parte para receber os alimentos, o que também dá a sensação de saciedade rapidamente ao paciente. A parte acessível aos alimentos fica com cerca de 6 cm, o que cria uma pequena bolsa gástrica de volume entre 30 a 50 ml. Atualmente esta técnica é pouco utilizada, sendo substituída principalmente pela técnica Banda Gástrica Ajustável e a Gastroplastia vertical em “sleeve.

 

André MarquesGastroplastia vertical em “sleeve” – Neste caso o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo, que vai desde o esôfago ate o duodeno. Com isso consegue-se reduzir o estômago em até 80%, ficando com uma capacidade entre 150 e 250 ml, em um formato parecido com o do tubo gástrico. Assim, é retirada também a parte do fundo gástrico, que é a região onde é produzido o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome, o que diminui o apetite do paciente.

Antes de começar a buscar técnicas alternativas para a redução de peso procure um médico de confiança, pois nenhuma informação substitui a segurança de se tratar com um especialista. Lembrando que, mesmo com a evolução da medicina, que permitiu o surgimento de inúmeras técnicas para a perda de peso, o mais importante é prevenir-se da obesidade com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

 

Saiba mais:

 

Cirurgia bariátrica: conheça a cirurgia plástica para depois de grandes emagrecimentos

Cirurgia plástica: mitos e verdades

Como emagrecer com saúde

Como melhorar a dor de estômago

Verdades e mentiras sobre os inibidores de apetite

Como reduzir a gordura abdominal e celulite

“Obesidade saudável é um mito” afirma relatório