Saúde

Angelina Jolie decide retirar também o útero: entenda como funciona a histerectomia

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

Após passar por uma dupla mastectomia para a retirada dos seios, Angelina Jolie anuncia que fará também uma histerectomia. Saiba mais sobre esta cirurgia.

angelina jolie

A coragem de Angelina Jolie nas gravações das cenas dos filmes de ação sempre surpreendeu a todos. Mas, nos últimos meses, não são estas cenas que colocam em evidência a atriz, mas sim a coragem com a qual ela encara a prevenção do câncer, uma verdadeira luta pela própria vida.

Após se submeter a uma dupla mastectomia para a retirada dos seios no ano passado, a atriz de 37 anos volta a público para afirmar que pretende retirar também o útero. O motivo é o mesmo: a diminuição considerável dos riscos de ter um câncer. Segundo os especialistas, a retirara preventiva destes órgãos pode reduzir em até 90% as chances de que a paciente desenvolva a doença.

O jornal norte-americano New York Times publicou um artigo de Angelina Jolie onde ela diz possuir um gene defeituoso (BRCA1), que aumenta as chances de que uma mulher desenvolva o câncer. Ela lembrou que sua mãe Marcheline Bertrand morreu vítima da doença aos 56 anos.

angelina jolieDepois de sensibilizar todo o mundo revelando ter feito uma dupla mastectomia em fevereiro para minimizar o alto risco de câncer de mama, Angelina Jolie também pretende se previnir contra o câncer de útero, segundo informações da revista norte-americana “People”, nesta quarta-feira (15). Angelina estaria se planejando para passar pela retirada do órgão em breve.

Casada com o também ator Brad Pitt, a atriz possui 6 filhos, sendo que 3 são biológicos (Shiloh, de 6 anos, e os gêmeos, Vivienne e Knox, de 4) e outros 3 que são adotados (Maddox, de 12, Zahara, de 8, e Pax, de 9). O ator já elogiou publicamente a Angelina Jolie: “Tenho testemunhado esta decisão em primeira mão e acho a escolha de Angie, assim como de tantas mulheres como ela, absolutamente heroica”, declarou.

Os médicos indicam que as pacientes passem pela cirurgia aos 40 anos, ou quando a mulher já não quer mais ter filhos, mesmo que isso desperte uma menopausa precoce. A atriz já declarou que a intenção principal é garantir que estará ao lado dos filhos por muito mais tempo, o que poderia ser interrompido caso venha a desenvolver a doença.

Entenda melhor a histerectomia cirurgia pela qual passará Angelina Jolie

angelina jolieDe acordo com especialistas, a histerectomia é uma cirurgia para a retirada total (se retira o corpo e o colo do útero) ou parcial (quando só se retira o corpo do útero), podendo em casos mais graves ser feito um procedimento mais radical (quando, juntamente com o útero, são retirados os ovários e as trompas).

Existem três tipos de cirurgias para a retirada do útero, sendo que a decisão de qual é o procedimento mais adequado depende da gravidade do caso de cada paciente e da avaliação do médico. São eles:

Histerectomia abdominal: feita por meio de um corte no abdome;

Histerectomia vaginal: retirada do útero é feita através da vagina;

Videolaparoscopia: é a cirurgia realizada por meio de pequenos orifícios feitos no abdome, sendo que a retirada do útero é feita também por via vaginal.

Por se tratar de uma cirurgia de médio ou grande porte, a histerectomia deve ser feita em um centro cirúrgico de um hospital, equipado para tal. Lembrando que a recuperação é rápida, com internação entre três e cinco dias para observação. Para alguns casos esta pode ser a única solução para salvar a vida, mas existem outros tratamentos que podem solucionar em casos mais simples.

 

Saiba mais:

9 dicas antes de fazer uma mastectomia

Entenda a relação do câncer de colo de útero e HPV

Pesquisa mostra que mulher desconhece relação entre câncer do colo do útero e HPV

Como lidar com a depressão no tratamento do câncer

Vitamina C injetável ajuda no tratamento do câncer

Você acha que há vida depois do câncer?

Teste detecta câncer em apenas 5 minutos