Cabelos

Guia da selagem de cabelo

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

selagem de cabeloCabelos expostos frequentemente à química, tinturas, poluição, sol e produtos mal aplicados podem sofrer danos. Com o passar do tempo, os fios perdem aos poucos parte da queratina, creatina, ceramidas entre outros componentes da fibra capilar que são substâncias que auxiliam na composição do cabelo e mantém o aspecto saudável e sedoso desejado pelas mulheres.

Para reverter esse processo, é preciso procurar tratamentos profundos que ajudam a recuperar os fios. Um dos tratamentos que está literalmente fazendo a cabeça da mulher brasileira moderna é a selagem de cabelo. Veja como funciona!

 

Selagem de cabelo: o que é?

A selagem de cabelo é um processo que recupera os fios através da aplicação de substâncias capazes de reconstruir as características naturais do cabelo. Essa técnica tem sido utilizada como alternativa para as mulheres que querem os fios mais lisos e brilhosos, mas não querem arriscar, usando produtos que contém formol, este que foi proibido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – desde o ano de 2009, mas continua presente em diversos produtos no mercado.

As substâncias utilizadas na selagem de cabelo são compostos naturais que penetram na estrutura do fio. Na verdade, são substâncias que já compõem o seu cabelo naturalmente, pois são produzidas pelo seu corpo. O que a selagem de cabelo faz é devolver aos cabelos uma parte dessas substâncias.

O uso da queratina, por exemplo, cria uma camada protetora nos fios, que sela as cutículas abertas e hidrata as madeixas. O efeito é um cabelo com mais movimento e brilho, além de super hidratado.

Alguns salões vão utilizar amônia ou pequenas quantidades de formol para compôr a selagem. Mas quando se fala de selagem, é unanimidade a qualidade dos produtos a serem usados no processo. A qualidade está ligada aos resultados que serão obtidos. Por isso, é bom ter bastante cautela ou procurar um profissional para que ele indique qual o selante mais apropriado para o seu tipo de cabelo.

 

Resultados da selagem de cabelo

selagem de cabeloIdeal para quem tem cabelos quebradiços e desidratados, a selagem capilar tem efeitos próximos à escova progressiva, porém ela não alisa de fato os fios, apenas promove uma espécie de relaxamento, já que hidrata e amacia os cabelos, resultando em um aspecto mais vistoso.

A selagem de cabelo apresenta um resultado quase instantâneo. Todas as mulheres que saem de um salão de beleza com os cabelos tratados com a selagem saem satisfeitas porque os fios saem com brilho, soltos e bem mais maleáveis do que estavam.

Como é um tratamento mais profundo não deve ser feito uma vez por semana, apenas mensalmente para evitar o excesso de oleosidade.

 

Veja as recomendações de especialista:

 

Saiba mais:

Como evitar cabelos danificados no verão

Para fazer em casa: 5 Tratamentos de cabelo pós praia

Quais os melhores produtos para cabelos cacheados

Verão 2014: Abuse de produtos naturais para o cabelo

11 Dicas para manter o cabelo hidratado no verão

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

Aprenda a hidratar os fios com óleo pré-xampu