Exercícios

Reconheça e corrija os erros na musculação

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

Muita gente vai para a academia e encara todos aqueles equipamentos sem nenhum preparo ou indicações. Os professores das academias estão lá para orientar e corrigir os erros na musculação, use e abuse deles. Se preferir, contrate um personal trainer mas não realize os exercícios sem instrução.

Há um conjunto de fatores importantes que não permitem erros na musculação, tudo é muito importante, como por exemplo a sua postura, que deve ser adequada durante repouso e movimento, pois qualquer deslize pode resultar em uma lesão – das mais simples às mais complexas. Segundo o educador e especialista em musculação Ivaldo Larentis, “Fazer o movimento errado repetidamente pode levar a problemas na coluna, como hérnias e alterações das curvaturas normais das costas”.

Alguns aparelhos e exercícios são campeões em erros na musculação. Uma equipe especializada preparou um guia mostrando quais as zonas de risco e ensina a maneira adequada de realizar os exercícios sem provocar efeitos colaterais indesejados.

Top 3 erros na musculação

 

Pulley costas

 

erros na musculação

Aparelho recomendado para fortalecer a musculatura das costas. Mas, quando usado de maneira incorreta, ele pode sobrecarregar a coluna e não trabalhar os músculos posteriores.

De acordo com o educador físico Alberto Zeolla, professor da Academia Companhia Athletica  “muitos alunos puxam a barra por trás da cabeça e acabam dobrando o pescoço para encaixá-la bem na parte de trás do pescoço, sobrecarregando a cervical” , quando há o movimento exagerado, os ombros acabam girando demais causando desvios na coluna e uma sobrecarga na articulação dos ombros.

Certo: O exercício tem que ser realizado com a coluna alinhada e sem sobrecarregar a lombar. Para quem não consegue puxar a barra sem dobrar o pescoço, pode trazê-la à frente do corpo. Dica: o exercício adquire potência se você mantém os músculos do abdômen contraídos o tempo todo, estabilizando e ajudando a proteger a coluna.

 

 

Leg Press

 

erros na musculação

O aparelho leg press é o queridinho das pernas, indicado para quem quer deixá-las bem torneadas, mas tome cuidado, pois ele é um dos campeões dos erros na musculação. Se o exercício não for realizado corretamente ele provoca danos à coluna e aos joelhos.

Quando ele é realizado sem apoiar totalmente a coluna no encosto, os músculos da região também vão trabalhar, se esforçando indevidamente para manter a coluna estável. Outro erro muito cometido é inclinar os joelhos para fora ou para dentro.

Certo: a coluna apoiada no encosto, desde a lombar. Os pés devem estar alinhados com o joelho e quadril enquanto apoiados na plataforma para evitar que as pernas se inclinem para dentro ou fora quando ocorre a dobra dos joelhos. O professor Alberto recomenda  “O ideal é deixar os joelhos um pouquinho flexionados na hora de esticar a perna para manter a musculatura trabalhando o tempo todo”.

 

Supino reto

 

erros na musculação

 

Por mais simples que ele aparenta ser, esse exercício não é nada simples e é muito comum enxergar os erros na musculação. O movimento de levantar a barra inadequado pode lesionar coluna, ombros e punhos.

Ao deitar no banco, o primeiro erro é não alinhar a barra com o olhar. “Executar a pegada na linha dos ombros prejudica a articulação dos ombros e seus ligamentos”, afirma Ivaldo.

Certo: certificar-se de que seu olhar esteja exatamente embaixo da barra, e ha hora de trazê-la em direção ao corpo, faça na linha da clavícula. Mantenha os cotovelos na linha do ombro, para a musculatura trabalhar de maneira eficiente. E por último, não esquecer de manter o abdômen contraído e os punhos neutros.

 

 

Saiba mais:

Saiba reconhecer e corrigir os erros da musculação

Aparelho de musculação ou peso livre: qual a diferença?

Aparelhos de musculação: aprenda o nome e funções de cada um

5 Dicas para melhorar seu desempenho na sala de musculação

10 Dicas para aumentar o resultado da musculação

Quer melhorar os resultados na musculação? Saiba como!

8 Dicas para seu treino de musculação render