Medicamentos

Conheça o CPAP nasal e pare de acordar seu parceiro com o seu ronco

Por Redação Doutíssima 12/03/2014

CPAP
O CPAP nasal é um dispositivo que pode ser utilizado no tratamento do ronco. CPAP (continuous positive airway pressurePressão Positiva Contínua Nasal, produz uma pressão constante do ar para atravessar as vias respiratórias impedindo assim que a apnéia ocorra, melhorando a qualidade de sono do indivíduo. Conheça melhor o CPAP nasal e pare de acordar seu parceiro com o seu ronco, dê e tenha uma ótima noite de sono!

O que é a terapia de CPAP nasal?

Terapia de pressão positiva nasal (CPAP) é um tratamento não cirúrgico, que proporciona um fluxo constante de ar para os pulmões através do nariz. O CPAP nasal é muitas vezes prescritos para pessoas com apneia obstrutiva do sono, um distúrbio do sono, que interfere com a respiração normal e interrompe o sono profundo. Ele também pode ser usado para ajudar a crianças com pulmões subdesenvolvidos a respirar mais facilmente.

Veja aqui como ele funciona:

O CPAP é uma inovação revolucionária, ele foi criado e deselvolvido para a melhora da respiração durante o sono.

 

Quem precisa de CPAP nasal ?

Pessoas de todas as idades que sofrem de apnéia obstrutiva do sono são muitas das vezes bons candidatos para o tratamento com CPAP nasal. Apnéia do sono é uma condição crônica que perturba o sono . Pausas frequentes na respiração, pararam o fluxo de nos pulmões de cinco a trinta vezes ou até mais por hora . Após cada intervalo, as defesas naturais do corpo entram em ação para começar a respirar, tirando a pessoa do estágio de sono profundo. Uma obstrução das vias aéreas geralmente cria essa pausa na respiração. Os músculos da garganta relaxam demais para permitir a respiração normal podendo bloquear o fluxo de ar. Ter uma grande língua ou possuir amígdalas também pode criar uma obstrução.

Quais são os sintomas da apnéia do sono? 

Os períodos de correção entre as duas pausas são muitas das vezes tão breves que a pessoa não se lembra. É por isso que, em muitos casos, a apnéia do sono passa despercebida. Os sintomas, no entanto, pode incluir:

  • Ronco alto (embora nem todo mundo que ronque tem apnéia do sono).
  • Respiração ofegante ou asfixia durante o sono.
  • A pessoa sente-se irritada, deprimida, mal-humorada ou ansiosa durante o dia.
  • A pessoa sente sono assistindo TV, lendo ou mesmo trabalhando e até mesmo adormece.
  • Esquecimento repentino.
  • Dores de cabeça ou de difícil tratamento freqüentes
  • Boca seca ou dor de garganta durante a manhã.

 

Embora a apnéia do sono pode parecer na melhor das hipóteses uma irritação, de acordo com os pesquisadores da universidade de Stanford, a doença pode ser fatal. Se a apnéia não for tratada, o indivíduo pode ter seus batimentos cardíacos irregulares, pressão altade, acidente vascular cerebral e até mesmo o risco de ter um ataque cardíaco durante o sono. Felizmente, o tratamento é quase sempre bem sucedido na redução desses riscos e restabelecimento do sono.
Se você for ao médico e ter um diagnóstico de apnéia do sono, você pode ser mandado para casa com um dispositivo de CPAP nasal para o tratamento.

Existem possíveis complicações com CPAP nasal?

Por mais que a pessoa venha se acostumar ao uso do aparelho CPAP, com o tempo outros problemas podem incluir o seguinte:

  • Corrimento nasal, dor de ouvido, olhos Vermelhos;

Estes sintomas podem ser causados ​​pelo mal uso do aparelho e podem ser corrigidos por um melhor ajuste. Um umidificador aquecido ligado à máquina também pode ajudar.

  • Pele dolorosa ou inflamada;

Este sintoma é geralmente o resultado da máscara colocada de forma incorreta , ou ela é pesada pra você ou ela é muito dura

  • Sensação de sentimento claustrofóbico;

Diferentes tipos de máscaras com tiras que cobrem menos de seu rosto pode ajudar. Se você se sente angustiado com as máscaras que cobrem completamente o nariz e a boca, opte por outro modelos.

Na maioria dos casos, o trabalho com o seu médico para fazer os ajustes para o dispositivo resultará em uma solução que ferá que que você se sinta mais confortável.

 

Saiba mais:

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento
Máscara ajuda a mudar os padrões do sono
Doença do sono: sintomas, causas e tratamento
10 Dicas para dormir bem todas as noites
Saiba as consequências de dormir tarde na adolescência
Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória
Dúvida: dormir mal pode causar impotência?