Filhos

HIV infantil: bebê pode ter sido curada do vírus após tratamento realizado nas primeiras horas

Por Redação Doutíssima 12/03/2014

Uma menina nascida com o vírus da aids mantém-se sem sinais da infecção 11 meses depois de ter sido submetida a tratamento com antirretrovirais. É o segundo caso conhecido no mundo, segundo as agências de notícias internacionais.

Nascida no subúrbio de Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril do ano passado, a menina recebeu tratamento com antirretrovirais quatro horas depois de ter nascido. Quase um ano depois, não tem sinais da infecção e os médicos estão otimistas, apesar de não afastarem a possibilidade de o HIV voltar ou estar oculto nos tecidos, dizem as agências.

 

O bebê e a cura do HIV infantil

Trata-se do segundo caso idêntico no mundo, depois de, no ano passado, ter sido anunciado que um bebê norte-americano recebeu tratamento nas primeiras horas de vida. Agora com 3 anos, a menina parece estar livre do vírus.

O caso mais recente, apresentado hoje (6) durante uma conferência científica em Boston, é recebido HIV infantilpelos médicos com otimismo, sobretudo pela rapidez do desaparecimento do vírus.

“O que é mais notável em relação a este bebê é a rapidez com que o vírus desapareceu, os testes de DNA estavam negativos quando tinha seis dias e continuaram negativos despois”, disse Yvonne Bryson, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.

 

 

Saiba mais:

Como funciona o teste de hiv?

Cientistas modificam células de pacientes e aumentam a resistência contra o HIV

Ministério da Saúde coloca em consulta nova proposta para tratamento de crianças com HIV

Saúde lança consulta pública sobre tratamento contra HIV

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Nos EUA, gays resistem a tomar pílula para evitar HIV

ONG questiona distribuição de remédios para impedir transmissão do HIV e pede investimentos em prevenção