Filhos

Robôs ajudam no aprendizado de crianças com autismo na Inglaterra

Por Redação Doutíssima 12/03/2014

Os testes têm mostrado que as crianças com autismo conseguem interagir com mais facilidade com os robôs do que com seus colegas e professores

crianças com autismo

E a ciência nunca para de nos surpreender. Desde o início do mês de março uma escola Topcliffe Primary, da cidade de Birmingham, no Reino Unido, utiliza dois robôs humanoides para ajudar nos estudos de crianças com autismo. A escola é a primeira da Inglaterra a receber a tecnologia, que foi doada ela empresa francesa Aldebaran e custam em torno de 15 mil euros (equivalente a R$ 39 mil).

As crianças que possuem entre cinco e dez anos demonstram mais interesse e facilidade para interagir com os robôs do que com seus professores, sendo o mesmo observado também em relação aos colegas de classe. Em classe, os robôs Max e Ben são utilizados principalmente em lições de fonética, jogos de cartas e de memória.

De acordo com o diretor da escola, Ian Lowe, “as crianças que no primeiro momento entram na escola sem a capacidade de fazer contato visual com os outros seres humanos, começam a se comunicar através dos robôs”. Os alunos que possuem autismo nesta escola representam 25% do total, o que pode garantir o sucesso dos testes com os robôs.

 

Não só para as crianças com autismo

crianças com autismoAlguns ajustes ainda devem ser feitos nos equipamentos. Segundo a diretora do Autism Centre for Education and Research da Universidade de Birmingham, Karen Guldberg, estão sendo desenvolvidos diversos estudos para programar melhor os robôs. Ela afirma que, com a evolução dessa técnica, será possível ajudar a desenvolver não só a interação social das crianças, mas também as suas habilidades para a comunicação.

A doutora Guldberg vai além: de acordo com ela, em breve será possível a utilização dos robôs também nas classes regulares. Ela considera que, se eles conseguem ajudar crianças com autismo, podem contribuir para a educação de todas as outras crianças também.

 

Saiba mais:

Entenda mais sobre o autismo

Autismo: o que é e como tratar

4 atividades divertidas para crianças com autismo

Ajude a turbinar a imunidade das crianças

Cães terapeutas ajudam na recuperação de crianças

Como desenvolver a autoestima nas crianças

Como fazer as crianças brigarem menos entre elas