Dica do Nutricionista

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Por Sandra Pereira de Oliveira 14/03/2014

É a indicação mais comum das pessoas para evitar cãibras: comer bananas. Mas, até onde vai a razão do conhecimento popular. Os médicos confirmam ou não? Tire suas dúvidas!

 

cãibras

Ao contrário de opinião popular, a maioria das cãibras musculares relacionadas com o exercício geralmente não são provocadas pela falta de sódio ou por mudanças na concentração do potássio, cálcio ou magnésio. Todavia, alguns atletas ou praticantes de atividade física usam suplementos para assegurarem uma quantidade suficiente desses eletrólitos.

As temidas cãibras

Apesar de ser a prática mais comum, estudos científicos não demonstraram que a perda eletrolítica e a desidratação sejam as causas da maioria das cãibras musculares relacionadas com o exercício. Embora não se conheça a causa principal, uma teoria é que o músculo pode perder temporariamente a capacidade de relaxar.

Portanto, comer banana (ou outros alimentos fontes de sódio, magnésio e potássio) diariamente ou antes da atividade física não vai resolver o problema de imediato, mas sim garantir um aporte variado de vitaminas e minerais fundamentais para um bom desempenho físico no treinamento; em conjunto com uma boa hidratação.

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

7 dicas para aliviar as cãibras

Câimbras musculares, por quê?

Você sente dores crônicas em diversas partes do corpo? Você pode sofrer de fibromialgia

Conheça 10 modelos de saias que valorizam a beleza natural de suas pernas

Descubra os sintomas da falta de Magnésio

Descubra os sintomas da falta de potássio

Os malefícios do uso do salto alto

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!