Dieta

Confira dicas de dieta para gastroenterite

Por Redação Doutíssima 14/03/2014

A gastroenterite é uma gripe intestinal causada por bactérias ou vírus comuns. Para aliviar os sintomas, você deve fazer uma dieta para gastroenterite, evitando e priorizando alguns alimentos.

dieta para gastroenterite

 

Dieta para gastroenterite

 

Alimentos indicados na dieta para gastroenterite:

 

1) Líquidos (como caldos ou canja de galinha)

Em caso de gastroenterite, o melhor a fazer é deixar o sistema digestivo descansar – mas sempre ingerindo muitos líquidos. O chá de gengibre pode ser um grande aliado para acalmar as náuseas. A canja de galinha com arroz é um excelente remédio para a gastroenterite. Os caldos de de carne, ao mesmo tempo que reidratam o corpo, compensam a perda de sódio e potássio e reequilibram os eletrolitos. Mas atenção! Fique longe de bebidas alcoólicas ou bebidas que contenham cafeína, pois estas são diuréticas (contribuindo com a desidratação) e capazes de estimular o intestino (o que pode agravar ainda mais a diarreia).

 

2) Banana

Você deve recomeçar a comer calmamente e em pequenas porções, para que o intestino possa recuperar seu equilíbrio. As banana fornece potássio e carboidratos, além de solidificar as fezes.

 

3) Arroz

O arroz, por sua vez, tem a função de formar uma massa sólida no intestino. Além disso, ele possui uma fácil digestão, e fornece energia ao corpo graças ao amido.

dieta para gastroenterite

4) Maçãs cozidas

A maçã é rica em pectina fibra solúvel que ajuda a dar volume e endurecer as fezes.

 

5) Pão branco tostado

O pão fornece energia ao corpo, sem carregar o sistema digestivo com fibras irritantes ao intestino.

 

Lembre-se de beber água, caldos ou bebidas doces muitas vezes por dia, pois assim você evita a desidratação do seu organismo.

 

 

Alimentos a evitar na dieta para gastroenterite:

 

1) Fique longe de verduras e frutas frescas ou cruas. Somente maçãs cozidas ou bananas (fontes de potássio) são recomendadas.

 

2) Evite alimentos gordurosos. Se você quiser comer carne, prefira uma carne magra (como peixe ou peito de frango).

 

3) Evite beber leite, chá ou álcool, pois eles aceleram o trânsito intestinal.

 

Cuidado com as ideias prontas sobre a dieta para gastroenterite!

No caso de diarreia, é aconselhável fazer jejum por um ou dois dias“. Na verdade, é quando a gastroenterite ataca que o seu corpo mais precisa de água e sais minerais para não se desidratar. Se você não tiver apetite, não se force (mas ingira bastante líquidos). No entanto, logo que o seu apetite voltar, comece a comer. Se você tiver náuseas, faça suas refeições aos pouquinhos.

Quando você tiver diarreia, beba refrigerante de cola“. Não há nada que comprove que esse tipo de bebida seja capaz de combater a diarreia. Ainda por cima, ele é cheio de açúcar!

 

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma dieta para gastroenterite, confira o video abaixo para saber como evitá-la:

 

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Entenda como funciona a gastroplastia, cirurgia que fez André Marques perder peso

Como lidar com as cólicas do bebê

Como diminuir as cólicas menstruais

Como se hidratar de maneira eficaz: água x repositor hidroeletrolítico ou energético

Mito ou realidade? Beber muita água faz bem para a pele?

O que são viroses?

Conheça a dieta do arroz: 4 kg em 10 dias!