Especialidades > Medicina Alternativa

Conheça tratamentos naturais para má circulação

Por Redação Doutíssima 14/03/2014

má circulaçãoUma má circulação causa frequentemente a síndrome das pernas inchadas e isto ocorre por inúmeras razões. Entre elas, figuram a higiene de vida, uma alimentação carregada ou carente, o tabagismo, o consumo de hormônios, os contraceptivos, a falta de exercícios, má postura no trabalho e, claro, o estresse.

 

Má circulação: por que acontece?

Se você conhece precisamente a ou as causas do seu problema de má circulação, você provavelmente vai prestar mais atenção no tal fator que causa o problema. Correção alimentar, correção de carência de nutrientes, ferro, regulação hormonal, controle do estresse.

Se exercitar mais, comer mais legumes e frutas, corrigir a carência de ferro, fumar menos, trocar a pípula por preservativo, tudo isso é facil de aplicar e evitará que a má circulação se agrave, começando pelas varises e varicoses, principalmente nos períodos de risco, como na gravidez.

Uma má circulação pode ser sentida antes de tudo nas pernas, pois é uma tarefa difícil para o organismo de fazer com que o sangue circule e suba de novo e de novo. É necessario ter veias tonificadas, um sangue suficientemente fluido, um coração eficaz…

Para evitar tudo isso, é possivel contar com tratamentos naturais, tendo uma alimentação equilibrada e apostar principalmente nas plantas que fortificarão as veias e farão com que o sangue fique mais fluido.

 

Tratamentos naturais

Alguns nutrimentos sao indispensáveis para melhorar a má circulação, como a vitamina C e os diversos flavonóides. Por isso a alimentação é primordial e deve conter legumes e frutas frescas.

A longo prazo, o ferro pela sua ação de oxigenação é igualmente importante, assim como o consumo suficiente de proteínas de boa qualidade para renovar os tecidos.

Na fitoterapia, por exemplo, as plantas utilizadas para melhorar a má circulação sanguínea são numerosas. Confira os exemplos, separados por zona de ação :

  • Cardiotônico: espinheira santa;
  • Hipotensor: pervinca, passiflora, azeitona, alho, espinheira santa;
  • Tônico venoso: castanha, videira vermelha, pequeno azevinho, folhas de groselha, salsa;
  • Circulação periférica arterial: ginkgo biloba.

má circulaçãoNa aromaterapia, os óleos essenciais de aplicação local, banho ou massagem, são bastante eficazes. Para lugar contra o fenômeno das pernas inchadas e outros problemas da má circulação, os óleos mais recomendados são de limão, cipreste, gerânio e hortelã verde. Para problemas localizados (varizes, rosácea), podemos aplicar óleos essenciais puros na área a ser tratada ou diluído em óleo vegetal. O uso de óleos vegetais é particularmente interessante, pois permite uma massagem drenante durante a aplicação: basta massagear as pernas na direção do retorno venoso, ou seja, de baixo para acima.

Todos os óleos vegetais podem ser utilizados para estas massagens, mas alguns deles têm propriedades específicas. O óleo de macadâmia, por exemplo, favoriza o efeito da circulação venosa e linfática e a microcirculação.

Algumas gotas de óleos essenciais diluídos em uma base neutra na água do banho (não muito quente, sempre abaixo dos 35°C) podem também ter um efeito estimulante na circulação.

 

Contra-indicações

As mulheres grávidas ou amamentando, assim como as pessoas que fazem tratamento com anti-coagulantes, anti-hipertensivos ou anti-inflamatórios, devem ficar atentos e não consumir nenhum fitoterápico sem a orientação médica.

 

O especialista revela soluções naturais para o problema. Confira!

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Má circulação: sintomas, causas e tratamento

Inchaço na perna pode ser grave: veja as causas

7 Vegetais úteis para eliminar o inchaço

Alimentação saudável: Dicas rápidas

8 dicas para aliviar o inchaço na gravidez

Conheça os benefícios da fitoterapia para a saúde

Saiba os benefícios da vitamina C contra riscos cardiovasculares