Dieta

Cortar os carboidratos da dieta ajuda a perder peso mais rapidamente?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 14/03/2014

Existem diversas dietas restritivas para a perda de peso, entre elas as que afirmam que cortar os carboidratos ajuda a emagrecer mais rápido. Veja a opinião de um especialista sobre o assunto.

cortar carboidratos

Controlar o peso com muita proteína e pouco carboidrato é uma atitude derrotista para uma pessoa que pratica atividade física, principalmente treinamentos de força (musculação). Sabemos hoje que para promover uma perda de peso adequada e sustentável a longo prazo a escolha dos carboidratos corretos é de suma importância para alcançar os objetivos desejados.

Cortar carboidratos da alimentação

Não consumir carboidrato suficiente pode até diminuir a ingestão calórica, e quando se restringem calorias o organismo utiliza as proteínas da dieta para atender a demanda energética.

Desse modo, resta uma quantidade reduzida de proteínas para as funções fisiológicas que só elas podem desempenhar. Sem proteína suficiente, mais músculos serão perdidos com a perda de peso, levando ao efeito indesejável de redução na taxa metabólica, ou seja, o seu metabolismo vai ficando cada vez mais lento e ao contrário do que você esperava, a perda de peso vai começando a estacionar, até parar por completo. A conclusão é que, para preservar a massa muscular, são necessários tanto o carboidrato como a proteína.

Portanto, se você é daquelas pessoas que inventa de fazer dieta por conta própria, ou que pega na internet tudo quanto é coisa e coloca em prática, saiba que o seu resultado de perda de peso pode estar sendo muitíssimo prejudicado. Dietas ricas em proteínas (leia ricas, não exclusivas) tem excelente resultado quando conduzidas por um profissional especializado e podem ajudar – e muito – na perda de peso.

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dieta sem carboidrato é um risco

16 carboidratos saudáveis para te dar mais energia

Dieta da Zona sugere proporções similares de proteínas e carboidratos

Dieta do carboidrato: Fique por dentro dos perigos da dieta Atkins

Contagem de Carboidratos garante menor limitação para diabéticos

Chegou a sua vez! Veja passo a passo como ter um abdômen tanquinho

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Clique aqui para se cadastrar!