Medicamentos

Tratamento para hemofilia: Saiba como funciona

Por Redação Doutíssima 14/03/2014

 

hemofiliaA hemofilia é uma complicação que impede a coagulação normal do sangue, causando sangramentos intensos e hemorragias que podem levar à morte.

 

Como acontece?

 

O processo de coagulação do sangue é feito por alguns fatores que agem em uma sequência determinada, formando um coágulo. No caso dos portadores da hemofilia há uma deficiência em um desses fatores. Isso impede a formação do coágulo e logo que a pessoa sofre uma lesão, ela sangra em grande quantidade. Ainda existem casos mais graves onde atividades básicas do cotidiano podem provocar sangramentos, por exemplo, andar por um certo tempo ou apoiar a cabeça em cima do braço.
Podemos exemplificar da seguinte forma: Existem proteínas que auxiliam no desenvolvimento dos tecidos corporais (fatores de coagulação) e que ajudam a parar o sangramento assim que nós temos alguma parte do corpo cortada. Os portadores da hemofilia não possuem essas células, é por isso que eles sangram em quantidade anormal.

 

Tipos de hemofilia

 

Existem dois tipos de hemofilia: A e B.
Tipo A – É caracterizado pela falta do fator VIII (oito).

Tipo B –  As pessoas com hemofilia desse tipo possuem deficiência do fator IX (nove).
Em ambos os casos, ocorrem sangramentos que variam de intensidade de acordo com o fator presente no plasma.

Segundo a Federação Brasileira de Hemofilia, algumas pessoas podem apresentar deficiência de outros fatores, mas estes casos são mais raros.

 

Sintomas da hemofilia

 

Em geral, os sangramentos são internos e em locais que não podemos ver, por exemplo, nos músculos. Eles também podem ser externos, neste caso, aparecem manchas roxas na pele ou sangramentos. Outras partes do corpo também podem sangrar como as gengivas e o nariz.

 

Causas

 

As causas da hemofilia são genéticas.

 

Diagnóstico

 

A hemofilia pode ser diagnosticada através do exame de sangue. Normalmente, ela é identificada antes dos três anos de idade. Um possível indício da doença é quando a criança sangra muito depois de passar por uma cirurgia ou até mesmo por uma extração dentária.

 

 

hemofilia

Tratamento

 

O tratamento da doença é feito através de injeções periódicas para repor o fator deficiente no paciente. Além disso, é necessário fazer exames médicos regularmente para a prevenção da sinovite hemolítica crônica, que é uma doença que causa inflamação nas articulações do corpo. Ela é mais frequente em idosos e aparecem principalmente em locais como joelhos, quadris e mãos.

 

Onde fazer o tratamento?

 

Segundo as informações da Federação Brasileira de Hemofilia, existem vários centros para o tratamento da doença no Brasil, eles contam com equipes multidisciplinares (profissionais de diversas áreas). A maioria desses centros está localizada em Homocentros (Centros de doação de sangue), enquanto alguns ficam em hospitais universitários.
É fundamental que o paciente portador da hemofilia receba tratamento com urgência após sofrer alguma lesão.

Assita ao vídeo abaixo para saber mais sobre a hemofilia:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Hemofilia: sintomas, causas e tratamento

Doar sangue é vital

Mito ou verdade: doar sangue te deixa fraco

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

Hemorragia e complicações odontológicas

Como lidar com hemorragias

Doação de sangue: cai a níveis críticos estoque de SP

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!