Medicamentos

Conheça alguns remédios naturais para insônia

Por Redação Doutíssima 15/03/2014

A insônia é uma das queixas mais comuns do mundo quando o assunto é sono, ela atormenta a vida de muita gente e pode trazer consequências sérias quando não é tratada adequadamente. São muitos fatores emocionais que provocam a insônia, como febre, indigestão e hipertensão arterial.

Se você se incluiu neste grupo que não consegue dormir à noite, o doutíssima separou algumas dicas de remédios naturais para insônia, sem precisar recorrer a outros tipos de tratamento.

 

remédios naturais para insônia

9 remédios naturais para insônia

 

Bálsamo de limão

Trata-se de um calmante sedativo que pode ser preparado em forma de chá relaxante combinado com algumas ervas também sedativas. Misture duas colheres dessas ervas e uma chávena de chá de bálsamo de limão, deixe repousar por cinco minutos e beba. Logo você vai perceber como suas noites serão mais tranquilas e assim combater a insônia.

Alface

Sim, o alface da salada de todo dia! Pensa-se que existem mais de 140 tipos diferentes desta planta, suas propriedades calmantes e sedativas são indicadas como um dos remédios naturais para insônia.

Camomila

O famoso chá de camomila é um dos truques caseiros mais antigos para induzir sono e curar a insônia, pois a planta transborda propridades calmantes. Outra opção é a aromaterapia realizada com óleos essenciais de camomila.

Ginseng

Um dos remédios naturais para insônia mais antigos, a raiz dessa planta é colhida com objetivos medicinais. Os seu ingrediente ativo – o ginsenosídeo, estimula o equilíbrio em momentos de stress, uma das principais causas da insônia. Ele contribui também para a disposição física e mental em geral. Pode ser consumido através e chá ou diretamente na comida.

Kava-Kava

O extrato desta planta medicinal é muito utilizado nos produtos farmacêuticos homeopáticos. Ela é indicada para pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, stress e insônia.

remédios naturais para insônia

Laranja

Um dos remédios naturais para insônia mais simples, um chá de casca de laranja vai combater a insônia em adultos e crianças. É recomendado ingerir a bebida no horário antes de dormir.

Lavanda

A lavanda pode ser utilizada sob a forma de aromaterapia, inalada ou em forma de chá. Esta planta pode te ajudar a desfrutar de uma noite de sono mais completa.

Melatonina

A melatonina é um hormônio natural que pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais. É recomendado especialmente para as pessoas que sofrem de jetlag.

Valeriana

As raízes da erva galeriana são frequentemente usadas como remédios naturais para insônia, pois contribuem para uma boa noite de sono. Você pode preparar um chá misturando algumas colheres de sopa de raíz de galeriana e meio litro de água, ferva por cinco minutos; no fim, coe e acrescente um pouco de mel. Se notar dores de cabeça e inquietação, o seu consumo deve ser interrompido.

 

 

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

 

 

 Saiba mais:

Como vencer a insônia

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

Insônia na gravidez: o que fazer?

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Alimentos que te ajudam a dormir bem

10 Conselhos para ajudá-lo a dormir como um bebê

8 Passos para dormir melhor