[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Como evitar gastroenterite

Por Redação Doutíssima 16/03/2014

Você tem sentido enjôo, dor no abdômen, diarreia e febre? Atenção, pois, talvez você esteja com gastroenterite. Saiba mais sobre as maneiras de evitar esta infecção:

gastroenterite O que é?

 

A gastroenterite é uma infecção digestiva que causa inflamação das mucosas estomacais e intestinais. Ele costuma ocorrer no verão, em locais que não possuem tratamento de água ou redes de esgoto ou água encanada. Sua transmissão ocorre principalmente através de alimentos são mal lavados ou que ficam muito tempo fora da geladeira.

 

Causas

A gastroenterite pode ser causada por bactérias, vírus ou parasitas transmitidos pelo ar, intoxicação alimentar ou mesmo quando há contato das mão infectadas com a boca.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas da gastroenterite são febre, diarréia, vômitos, perda de peso e desidratação. Em alguns casos podem ocorrer dores de cabeça e nos músculos.

Como evitar a gastroenterite

 

Para evitar a doença é essencial adotar alguns hábitos de higiene como:

– Lavar as mãos com sabão principalmente antes das refeições;

– Evitar compartilhar com outras pessoas copos e outros objetos que tenham contato com a boca;

– Lavar muito bem todos os utensílios de cozinha;

– Ficar atento à temperatura da sua geladeira. O ideal é mantê-la a partir dos 4°C, já o congelador deve ser mantido com temperatura a partir de -17°C;

– Prefira alimentos frescos, bem lavados e cozidos na hora. Evite comer em locais que você não conhece a procedência dos alimentos. Uma outra coisa que pode parecer óbvia, porém importante é não consumir alimentos fora do prazo de validade para evitar uma intoxicação alimentar;

– Ao trocar as fraldas do seu bebê, por exemplo; lave bem as mãos. Se utilizar fraldas de pano, mantenha-as longe de superfícies e de outras pessoas;

– Beba somente água que você tem certeza de que foi tratada;

– Utilize um termômetro de cozinha para a preparação de carnes, assim você estará certo de que os alimentos foram bem cozidos. Normalmente, a carne de boi deve ser cozida em temperatura média de 70°, já as carnes de aves em torno de 80°, quanto ao peixe, é recomendável prepará-lo com temperatura a partir de 60°. Além disso, carnes devem ser conservadas por no máximo 2 dias.

 

 

gastroenterite

Tratamento para gastroenterite

 

Além dos remédios receitados pelo médico, é essencial tomar alguns cuidados básicos para uma boa recuperação. Veja as nossas dicas:

Beba bastante água, pois, durante o período da infecção o organismo perde bastante líquido, por isso, é importante beber muita água para hidratá-lo;

– Se houver roupas sujas pela diarreia, lave-as com cloro para evitar possíveis contaminações;

– Se você não sentir muita fome, faça pequenas refeições, mas nunca deixe de se alimentar.

 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a gastroenterite:

 

http://www.youtube.com/watch?v=tacJsyVO3sI

 

O Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Confira dicas de dieta para gastroenterite

Gastrite: como identificar os sintomas

Saiba como tratar a gastrite

Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com a alergia alimentar na infância

5 Remédios para azia que realmente funcionam

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar

 

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]