Clínica Geral

Saiba como interpretar um exame de sangue

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

 

Em primeiro lugar, é preciso entender cada componente do sangue para entender um exame laboratorial. É importante lembrar que mesmo que você consiga entender o resultado, há outros fatores que determinam um diagnóstico. Portanto, antes de se preocupar por conta de conclusões precipitadas, procure o seu médico para receber a orientação necessária.

como interpretar um exame de sangue

 

Você passou por um exame de sangue recentemente e quer saber o que significam os termos encontrados nele?

 

Série vermelha

Eritograma – Normalmente esta é a primeira parte do exame, ela é conhecida como série vermelha e representa a concentração das hemácias e da hemoglobina.

1 – Hemoglobina Trata-se de uma proteína encontrada nas hemácias que tem como função transportar oxigênio no nosso organismo. O baixo nível de hemoglobina no sangue pode indicar uma anemia ou retenção de líquidos. Já o excesso pode estar relacionado à uma desidratação.

2 – Hematócrito – Como o próprio nome sugere, o hematócrito representa a quantidade de hemácias no sangue. Quando este valor encontra-se abaixo do normal, é possível que a pessoa esteja com anemia ou com algum tipo de hemorragia. Na situação inversa, ou seja, quando o número esta acima do normal, ele pode indicar policitemia ou desidratação.

3 –  VCM, HCM e CHCM – VCM (Volume Corpuscular Médio), HCM (Hemoglobina Corpuscular Média) e CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) – Estes três itens indicam o tamanho, assim como a concentração e o peso da hemoglobina nas hemácias.
Valores de VCM, HCM e CHCM abaixo do normal podem indicar uma anemia por carência de ferro ou até mesmo uma deficiência genética na produção de hemoglobinas, conhecida como talassemia. Já o nível de VCM acima do normal sugere uma anemia causada pela falta de vitamina B12 ou doenças congênitas.

Série branca

Para saber como interpretar um exame de sangue, é preciso conhecer também a segunda parte do exame, que é conhecida como série branca. Nela podem ser encontradas informações referentes aos glóbulos brancos.

1 – Leucograma – O leucograma indica a quantidade de leucócitos no sangue. Ou seja, as células brancas de defesa do nosso organismo.
Quando o número de leucócitos esta acima do normal, ocorre o que chamamos de leucitose (que pode representar um câncer ou algum tipo de defesa do organismo contra um estímulo). Quando encontrados em pouca quantidade, ocorre o que chamamos de leucopenia (ou seja, alguma complicação na produção das células da medula óssea), podendo causar infecções causadas por vírus ou reações tóxicas.

2 – Basófilos e eosinófilos – Quando a quantidade destas células está elevada, ela pode indicar alergias. Se o nível estiver baixo, pode ser um sinal de que o sistema imunológico está com algum problema.

3 – Linfócitos monócitos e neutrófilos – Uma grande quantidade dos três pode indicar algum tipo de infecção causada por bactérias ou vírus. Em quantidade abaixo do normal, pode representar uma deficiência imunológica.

 

 

como interpretar um exame de sangue

 

Contagem das plaquetas

 

Esta é mais uma das etapas que você deve conhecer para saber como interpretar um exame de sangue. As plaquetas são células fabricadas pela medula óssea, responsáveis pela coagulação do sangue. Quando encontradas abaixo do nível normal, pode ser um sinal de doenças genéticas e imunológicas. As pessoas com esta condição estão mais sujeitas à hemorragias.

Observação: é normal que mulheres grávidas apresentem menos quantidade destas células.
Quando as plaquetas são encontradas em grande quantidade, elas indicam uma anemia. Além disso, pode haver a formação de trombos.

 

Glicemia

 

Quando o valor da glicemia está acima do normal, é possível que a pessoa sofra de diabetes mellitus, infecções graves, hipertireoidismo, pancreatite, desnutrição, etc. Já em quantidade abaixo do normal, pode ser um sinal de câncer do pâncreas ou infecção generalizada.

Asista ao vídeo abaixo e saba mais sobre como interpretar um exame de sangue:

 

http://www.youtube.com/watch?v=O9n5cKePL00

 

O Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Doenças que impedem a doação de sangue

Para que serve um hemograma

Aprenda sobre o que é hemogmobina

Leucemia aguda: sintomas, causas e tratamento

Leucemia Mieloide aguda: sintomas, causas e tratamento

Retinopatia diabética: sintomas, causas e tratamento

Diabetes: Conheça os tipos de insulina para baixar a glicose