Relacionamento

Estudos sobre redes sociais dizem que Facebook é na verdade uma rede emocional

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

estudos sobre redes sociais

Estudos sobre redes sociais realizados pelas universidades de Yale e de San Diego, nos Estados Unidos, dizem que o Facebook não é só uma rede social, mas também uma rede emocional. Quando chove, por exemplo, o número de postagens com expressões positivas cai em 1,19% e as mensagens negativas aumentam em 1,19%.

Estudos sobre redes sociais: facebook, a rede emocional

Para coletar esses dados, os pesquisadores relacionaram dados do Facebook com informações meteorológicas de diversas regiões. Este estudo foi publicado na revista científica “Plos One“.

Pela baixa porcentagem você pode achar que significa pouco. Mas levando em conta que a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários registrados e bilhares de mensagens publicadas todos os dias, os números podem ser bastante expressivos.

“Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa”, disseram os autores do estudo intitulado “Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks”.

Para cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais. Mesmo que o clima esteja diferente onde essas outras pessoas moram.

O estudo também revelou que as emoções positivas se amplificam de forma mais fácil que as negativas na rede social. Essas emoções positivas são ainda mais contagiantes em épocas de férias, feriados e finais de semana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Facebook x Felicidade: verdade ou mentira

Facebook e Ellen Page: liberdade de escolha, escolha pela liberdade

Facebook comemora aniversário com os “seus” melhores momentos em vídeo de cada usuário

Usuário poderá chamar Samu pelo Facebook

Vício em Facebook: cientistas finalmente descobriram como você se vicia nas redes sociais

Facebook pode prever quanto tempo vai durar o seu relacionamento

Atualizações de status do Facebook revelam se você é um psicopata