Especialidades

Mito ou verdade: alergia à ginástica existe?

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

É verdade! O exercício físico pode, literalmente, provocar alergia em certas pessoas, iniciando uma crise de asma ou uma reação anafilática aguda.

 

Como ocorre a alergia à ginástica?

 

A asma gerada pelo exercício físico ocorre comumente em pessoas que já sofriam de asma anteriormente. Porém, em alguns casos, o simples fato de exercitar-se fisicamente pode iniciar uma crise de asma. Sensação de aperto no peito associada a sibilos e dificuldade para respirar estão entre os sintomas da asma gerada pelo exercício físico – principalmente se a pessoa respirar ar frio e seco.

 

alergia à ginástica

 

A pessoa asmática deve controlar a asma através dos meios que ela usa normalmente. Na maioria dos casos, isto permite que a crise seja prevenida. Porém, a crise de asma causada pela alergia à ginástica deve ser tratada através da inalação de medicamentos (como o cromoglicato dissódico) antes dos treinos, prevenindo eventuais crises.

Outro caso de alergia à ginástica é a anafilaxia induzida pelo exercício. Apesar de mais rara, ela pode ocorrer após um forte exercício, estando ligada ou não a algum alimento ingerido antes do treino. Caso isto ocorra, a pessoa que desenvolve a reação anafilática deve manter sempre consigo uma seringa auto-injetável de epinefrina, que permite um tratamento emergencial.

alergia à ginástica

Falando em alergia à ginástica, existem alguns cuidados a serem tomados se você frequenta academias. Pé de atleta, furúnculos, herpes são as doenças contagiosas mais comuns nesses ambientes. Apesar de não muito sérias, elas devem ser tratadas logo para evitar complicações. A bactéria Staphylococcus aureus, porém, é muito perigosa – e resistente a diversos antibióticos, como a penicilina – e pode ser encontrada nesses locais.

Kyle Frey, um lutador norte-americano de 21 anos, foi internado no no hospital durante 5 dias, passando por uma cirurgia e por um forte tratamento à base de antibióticos para ser curado. No início, ele achou que fosse apenas uma alergia e não deu muita bola ao que parecia ser uma espinha. Com o passar do tempo, a “espinha” piorou e ele foi diagnosticado com a bactéria, cuja taxa de mortalidade de seus infectados chega a 34% em apenas 30 dias.

Para evitar que o mesmo aconteça com você, o instrutor da Universidade da Carolina do Norte, Steven Zinder, aconselha: “É tudo questão de bom senso. Você precisa manter seu corpo e seu equipamento limpo. Você nunca sabe quem utilizou o equipamento pela última vez em uma academia. Pode ser um terreno fértil para estes grandes erros, alguns dos quais são bastante desagradáveis”.

O instrutor lembra que todo cuidado é pouco nas academias, e que mesmo as roupas usadas na atividade física devem receber um cuidado particular para prevenir eventuais doenças. “Você deve tomar banho na academia com um sabão antibacteriano e água em todo o corpo. Quanto às roupas, é melhor ter dois sacos, um só para roupas limpas e outro separado para carregar a roupa suja”, aconselha Zinder.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a alergia à ginástica, saiba mais sobre asma e bronquite:

 

Fórum de Discussão Doutíssima tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Ginástica em casa: como se exercitar de maneira rápida e fácil

Ginástica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Mitos e verdades sobre a ginástica facial

Confira os benefícios da Ginástica Laboral

10 Vantagens da academia feminina