Além de uma alimentação balanceada, os exercícios físicos também podem levar à uma perda significativa de peso, ao mesmo tempo em que é excelente para a saúde.

Para quem ainda está na dúvida se deve começar ou não a praticar atividade física para perder peso, conheça alguns benefícios do exercício físico:

– Redução da gordura corporal: em razão do aumento do gasto energético e da consequente queima de calorias, ocorre maior diminuição das reservas de gordura corporal;

– Diminuição da perda de massa muscular: efeito de grande utilidade nos programas de emagrecimento, pois nesse processo quando a perda de peso é muito drástica e rápida, pode ocorrer perda de massa muscular;

– Manutenção e aumento do metabolismo: decorrente do aumento de massa muscular, pois ela é responsável por maior parte do metabolismo orgânico;

benefícios do exercício físico

– Diminuição da ansiedade e depressão:  indivíduos com tendência à ansiedade e depressão são beneficiados pela liberação de susbtâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios, as endorfinas, aumentadas no organismo, auxiliam na diminuição da hiperatividade.

Os benefícios do exercício físico na perda de peso

– Controle da pressão sanguínea: aumenta a circulação e a quantidade de vasos sanguíneos. Os exercícios físicos ajudam no controle da pressão, tanto alta quanto baixa;

– Melhora da função cardiorrespiratória: o fortalecimento do coração e do pulmão, por meio do exercício físico é de extrema importância, pois o indivíduo obeso geralmente tem a função desses órgãos prejudicada;

benefícios do exercício físico

– Aumento da oxidação dos ácidos graxos livres (gordura), tanto durante, como após o exercício;

– Redução do tecido adiposo visceral e intramuscular;

– Desenvolvimento da musculatura: aumenta o padrão metabólico e a resposta termogênica aos alimentos ingeridos;

– Melhora o metabolismo da glicose, ideal para diabéticos tipo 1 e 2;

– Aumento da densidade óssea e da mobilidade articular;

benefícios do exercício físico

– Aumento da capacidade cardiorrespiratória;

– Controle do perfil lipídico e lipoproteico (= melhor controle do colesterol);

– Melhora a função tireoidiana;

– Prevenção da osteopenia (que é o começo de uma osteoporose precoce);

– Melhora o condicionamento físico.
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