Gestante

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

gravidezA gravidez ectópica nada mais é do que uma gravidez que ocorre “no lugar errado”, ou seja, uma gestação que se desenvolve fora do útero. Na maioria dos casos de gravidez ectópica (95 por cento), a implantação acontece em uma das tubas uterinas (ou trompas de Falópio), e por isso ela também é conhecida como gravidez tubária.

 

Causas da Gravidez Ectópica

Os riscos são maiores em casos de DST (doenças sexualmente transmissíveis), como sequelas da doença inflamatória pélvica (infecção das trompas). Esta última é uma infecção das trompas uterinas e pode causar infertilidade. Mas também identifica-se casos de endometriose, que é a formação do endométrio (revestimento da superfície do colo do útero) no exterior do útero, cujas complicações podem danificar a fertilidade ou impedir o óvulo de se liberar. A gonorréia também pode aumentar o risco de gravidez ectópica, assim como a clamídia.

Nota-se que as mulheres que já tiveram antecedentes de gravidez ectópicas não são imunes à reincidência. Portanto, a prudência é a melhor opção para aquelas que desejam engravidar. O impacto da cirurgia pélvica ou tubária é uma das etiologias da gravidez ectópica, pois pode danificar a parede ou trazer uma determinada infecção.

Outras razões que podem ser responsáveis pela gravidez ectópica são:

  • Se você usa um DIU que libera progesterona ou se estava tomando a pílula de progesterona conhecida como minipílula ou pílula de amamentação. Estudos associaram os dois métodos a uma pequena elevação da ocorrência de gravidez ectópica.
  • Se você é fumante.
  • Se você já teve uma gravidez ectópica – seu risco passa de 1% para 10%.
  • O risco de gestação ectópica aumenta conforme a idade.

 

gravidezSintomas

Infelizmente, pode ser muito difícil reconhecer uma gravidez ectópica, já que os primeiros sinais são parecidos com os que normalmente são associados à chegada da menstruação ou a uma ameaça de aborto, como cólicas e pequeno sangramento.

No entanto, alguns sinais podem ajudar a identificar uma gravidez ectópica, entre eles:

  • Sangramento vaginal incomum. O sangue muitas vezes é diferente do da menstruação normal – mais ou menos intenso, talvez mais escuro que o normal e mais aguado.
  • Dor forte em um dos lados do abdome. Se você sentir esse tipo de dor e existir a possibilidade de estar grávida, deve ir ao médico.

 

Se a gravidez ectópica não for diagnosticada logo e a tuba uterina for dilatada pelo embrião até o ponto de se romper, você pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor súbita e forte que vai se espalhando pelo abdome.
  • Transpiração, tontura ou sensação de desmaio, diarréia ou sangue nas fezes.
  • Desmaio ou choque em consequência de grave hemorragia interna.
  • Dor no ombro. Isso pode acontecer se uma hemorragia interna estiver irritando outros órgãos do corpo, como o diafragma.

 

 

Especialista explica a gravidez ectópica. Confira!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Exames importantes na gravidez

Concepção: aumentando minhas chances de engravidar

8 Dicas para quem quer ter um bebê – como engravidar rápido

21 Piores coisas que você poderia dizer para uma mulher tentando engravidar

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

Grávidas: como planejar a hora do parto

Endometriose e infertilidade: é preciso quebrar o silêncio