Clínica Geral

Glicosúria renal: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

glicosúria renalA glicosúria renal é um distúrbio o qual ocorre a excreção da glicose pela urina mesmo quando os níveis de concentração da mesma se encontram normal ou baixa no sangue.

Os rins atuam ajudando a filtrar o sangue. Quado o sangue é filtrado pelos rins, a glicose e outras substância são removidas e devolvidas a corrente sanguínea, apenas as substâncias desnecessárias são excretadas pela urina. Quando o individuo é saudável a glicose é totalmente reabsorvida pelo organismo. O normal é o organismo excretar glicose através da urina apenas quando existe uma quantidade grande anormal da substância no sangue. No caso da glicosúria renal a glicose é excretada pela urina mesmo sendo encontrada em quantidade normal no sangue e isso acontece  devido a uma disfunção dos túbulos renais onde o paciente perde ou diminui a capacidade de reabsorção renal .

Como identificar a glicosúria renal

 

A glicosúria renal não tem muitos sintomas específicos. Ela pode ser identifica através de exames de urina feito em laboratórios ou em casa. Sendo identificada a glicosúria renal o distúrbio deve ser sempre vigiado, pois indivíduos que não tem diabetes e desenvolvem a glicosúria renal correm o risco de vir a desenvolver.

Diabéticos com hiperglicemia, desenvolvem a glicosúria renal pois, por existir o excesso de glicose no sangue os rins não conseguem filtrar toda a glicose encontrada no sangue e então o excesso de glicose é eliminado na urina.

glicosúria renalGrávidas também podem apresentar a glicosúria renal, pode ocorrer durante a gravidez um diabetes latente, onde as taxas de glicose são normal, mas devido ao próprio estresse da gravidez  e à compressão da artéria renal, o sangue acaba passando mais rápido pelo glomérulo, aumentando a pressão nele, e ocorre o escape de glicose na urina.

Lesões no Sistema Nervoso Central e no hipertiroidismo assim como condições hereditárias também colaboram para o desenvolvimento da glicosúria renal.

A glicosúria renal, leva a uma perda profunda de de água e eletrólitos, devido uma diurese osmótica e poliúria causada pelo distúrbio. Essa perda de água, junto à  a hiperosmolaridade causada pelos altos níveis de glicose no sangue, gera à redução da água intravascular, estimulando os receptores osmóticos do centro da sede no cérebro. Dessa forma, aparece a sede intensa, sendo esse o seu principal sintoma.

O exame para identificar a glicosúria renal pode ser feito em laboratório ou em casa, para fazê-lo em casa você deve comprar as tiras para o exame na farmácia e seguir as seguintes informações:

Tiras reativas (“fitas de urina”)

– Mergulhar a tira na urina após centrifugação sem encostar no sedimento;

– Remover o excesso

– Aguardar o tempo necessário para leitura (1 a 2 minutos)

– Comparar as cores com o padrão fornecido

Não é necessário um tratamento específico para a glicosúria renal, apenas um acompanhamento médico e exames regulares.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Existe idade certa para fazer a primeira mamografia?

Dicas para reduzir o estresse

Trombocitopenia: sintomas, causas e tratamento

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Manchas escuras nas pernas: causas e tratamento

Tratamento para hemofilia: Saiba como funciona

Saiba tudo sobre pedras na vesícula

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!