Clínica Geral

Rinossinusite: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

 

rinossinusite

A rinossinusite, também conhecida como sinusite é uma inflamação dos seios paranasais (cavidades ósseas encontradas ao redor do nariz, maçãs do rosto e dos olhos).

 

Tipos

 

A rinossinusite pode ser classificada em 2 tipos:

Aguda: Ocorre quando os sintomas prevalecem por menos de 12 semanas.

Crônica: Neste caso, os sintomas prevalecem por mais de 12 semanas.

Nos dois tipos, a pessoa apresenta os mesmos sintomas, porém, com intensidade diferente. Por exemplo, nos casos de rinossinusite crônica, pode haver ausência de febre e de dor na face , em contrapartida, a tosse é mais frequente.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas da rinossinusite são dor ou sensação de pressão na face, secreção nasal amarelada, dificuldade de respirar, febre, fadiga, dor de garganta, dor de dente, dor de ouvido e tosse que piora à noite (principalmente no momento em que a pessoa se deita, pois, o muco escorre pela parte de trás das fossas nasais e causa irritação das vias aéreas).

 

Causas

 

A rinossinusite pode ser provocada por infecções causada por bactérias, vírus, fungos e também por reações alérgicas à fatores como poluição, mofo, fumaça de cigarro, pólen, pelos de animais, e diversas substâncias químicas como produtos de limpeza, cosméticos ou tinta.

 

Diagnóstico da rinossinusite

 

O diagnóstico da doença é feito através de exames onde o médico vai avaliar o estado dos seios do nariz, a garganta, assim como os olhos e ouvidos. Ele também vai se basear no seu histórico de alergias (se houver), exposição à fumaça de cigarro, infecções reparatórias ou outros problemas de saúde e principalmente nos sintomas que você apresenta atualmente.
Para isso, são feitos exames como a endoscopia nasal, também chamada de rinoscopia (exame feito através da introdução de tubo no nariz para visualizar a parte interior dos seios nasais); tomografia computadorizada (consiste em um teste de imagem para observar inflamações profundas); testes de alergia (são realizados a fim de identificar um possível fator alérgenico).

 

rinossinusite

Tratamento

 

O tratamento da rinossinusite inclui medicamentos e alguns cuidados para ajudar a aliviar os sintomas. Os principais são:

Corticoides nasais – Eles podem ser encontrados em forma de sprays. Eles exercem ação direta nos sinos nasais e devem ser utilizados durante alguns dias até a melhora dos sintomas.

Corticosteroides injetáveis ou orais – Ajudam a reduzir a inflamação causada pela rinossinusite grave, sobretudo pessoas com pólipos nasais (pequenas bolsas de tecidos que aparecem dentro do nariz devido à inflamações).

Antiobióticos – Ajudam a tratar infecções causadas por bactérias, porém, às vezes são menos eficazes, como no caso da sinusite crônica, que nem sempre é causada por bactérias.

Descongestionantes – Encontrados em forma de cápsulas, sprays ou líquidos, eles proporcionam o alívio dos sintomas da rinossinusite, mas devem ser usados à curto prazo.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Sinusite aguda: sintomas, causas e tratamento

Cura da sinusite: é possível? O que fazer?

Sinusite alérgica: sintomas, causas e tratamento

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa

Conheça as causas da rinite alérgica

Saiba mais sobre remédio para alergia