Clínica Geral

Síndrome Mielodisplásica: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

A Síndrome Mielodisplásica é uma doença da medula óssea caracterizada por uma anomalia na produção de células sanguíneas e por uma insuficiência de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas.

Síndrome Mielodisplásica

Podemos distinguir duas formas principais da Síndrome Mielodisplásica:

  • A síndrome mielodisplásica de alto risco, marcada pela anemia, que pode evoluir a uma leucemia de forma progressiva ou repentina.
  • A síndrome mielodisplásica menos agressiva, em que a anemia predomina, mas é frequentemente isolada. A transformação em leucemia é retardada ou ausente.

 

Quais são os sintomas da Síndrome Mielodisplásica?

A descoberta da existência da síndrome mielodisplásica é acidental na metade dos casos. A doença pode ser descoberta em um exame de sangue. Os sinais da doença podem ser:

  • Palidez, cansaço excessivo e dificuldades respiratórias, caracterizados pela Anemia.
  • Posteriormente, podem aparecer: hemorragias e outros problemas relacionados à coagulação. que caracterizam uma trombocitopenia (diminuição das plaquetas sanguíneas).
  • Infecções, caracterizadas por uma diminuição dos glóbulos brancos.

 

Síndrome Mielodisplásica

Causas e fatores de risco:

Alguns casos de síndrome mielodisplásica (SMD) estão ligadas a fatores de risco conhecidos, mas ter um fator de risco não significa que você vai definitivamente ter a doença. Os fatores de risco mais conhecidos são:

O tratamento para o câncer: pacientes que foram tratados com quimioterapia são mais propensos a desenvolver SMD ou SMD secundária.

Síndromes genéticas: pessoas com determinadas síndromes hereditárias tem mais chances de desenvolver SMD.

Tabagismo: fumar aumenta o risco de SMD.

Exposições ambientais: Alta exposição à radiação ou determinados produtos químicos, utilizados nas indústrias de petróleo e borracha por exemplo, podem causar mutações que levam a SMD.

Idade: O risco de SMD aumenta com a idade. A maioria dos casos são encontrados em pessoas com mais de 60 anos.

Sexo: é mais comum em homens.

Porém, a causa ainda é desconhecida. Ao longo dos últimos anos, os cientistas têm feito grandes progressos na compreensão de como certas alterações no DNA das células da medula óssea podem causar SMD.

Tratamento:

 

O transplante de células tronco hematopoéticas é considerado a melhor opção para pacientes com SMD.

Quando o transplante não é uma opção, o objetivo é aliviar os sintomas e evitar complicações e efeitos colaterais do tratamento. O tratamento dos sintomas tem como objetivo corrigir a deficiência dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Se o paciente apresenta uma baixa na contagem sanguínea e isso lhe causa problemas, tratamentos como transfusões de sangue, fatores de crescimento de células sanguíneas e, possivelmente, os andrógenos podem ser eficazes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Leucemia aguda: sintomas, causas e tratamento

Como interpretar um exame de sangue

Anemia: sintomas, causas e tratamento

Leucemia Mieloblástica aguda (LMA): entenda os sinais, causas, diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer

Doenças causadas pelo tabagismo estão entre as que mais matam no mundo

O que é e como funciona a quimioterapia

Saiba mais sobre os tipos de anemia