Clínica Geral

Tecnologia à serviço da vida: entenda o uso de implantes feitos em impressora 3D

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

reconstrução facialAssim como o voo e o teletransporte, a criação de matéria é um dos sonhos mais antigos da humanidade. Claro, nossa tecnologia ainda está longe de ser capaz de criar algo a partir do nada. Mas, se ainda estamos longe dos sintetizadores imaginados em obras de ficção científica como Star Trek, uma tecnologia fascina os sonhadores há alguns meses. Seu nome? Impressão 3D.

 

Reconstrução facial feita a partir de uma impressora 3D

Um dos primeiros testes feitos em humanos com a técnica pioneira em reconstrução facial com impressão 3D que veio a público aconteceu no Reino Unido. A reconstrução facial de um homem atingiu resultados incomparáveis.

Stephen Power, de 29 anos, um morador do País de Gales, sofreu um grave acidente de moto em 2012 e teve seu rosto desfigurado. Porém, ele viu a sua vida mudar graças às técnicas de reconstrução facial por impressora 3D. No acidente, Power teve fraturas em ambos os ossos da face, da mandíbula superior, do nariz e do crânio e passou quatro meses no hospital. Devido à sua condição, Power adquiriu o hábito de usar chapéus e óculos de sol o tempo todo depois que saiu do hospital para esconder o seu rosto.

 

Implantes criados em 3D

Hoje ele espera não precisar mais se esconder após a reconstrução facial, que foi relatada no Museu da Ciência em Londres, por ocasião da exposição “Impressão 3D: O Futuro” (3D Printing: The Future).

Para restaurar a simetria do rosto de Power, os cirurgiões do Hospital Morriston em Swansea quebraram novamente as maçãs do rosto do paciente antes de utilizar os implantes criados com a impressora 3D a partir de um modelo reconstituído.

O fato é que o procedimento gera resultados melhores porque o uso de peças com essa tecnologia instantânea permite fazer uma reconstrução facial mais precisa.

reconstrução facial

“Os resultados são muito melhores do que qualquer coisa que tenhamos feito antes. É incomparável. Isso nos permite de ser muito mais precisos”, disse Adrian Sugar, o cirurgião maxilo-facial que operou Stephen Power. “Eu pude ver a diferença assim que acordei”, disse o paciente após uma operação que durou 8 horas.

Outras equipes no Reino Unido, em Londres e Newcastle, trabalham para que esta tecnologia cresça e continue mudando vidas através do progresso das impressoras 3D e da redução do seu custo.

Os especialistas acreditam que em um futuro não muito distante a técnica será democratizada e será até mesmo possível fazer outros tipos de implantes através da impressora 3D.

 

 

Confira o vídeo abaixo que mostra o procedimento de impressão 3D de partes do corpo humano!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

A importância do tecido peri-implantar na estética e função dos implantes osseointegrados

Prótese bucomaxilofacial: os dentistas milagrosos

Saiba mais sobre as próteses penianas

Cirurgia ortopédica: como diminuir a dor pós-operatória

Cirurgia plástica: médico explica a responsabilidade do cirurgião plástico

Saiba mais sobre a cirurgia de reconstrução de mama

Cirurgia de reconstrução facial ajuda na autoestima de mulheres que sofreram violência doméstica