Clínica Geral

Conheça as causas do sonambulismo

Por Redação Doutíssima 19/03/2014

Você com certeza já ouviu falar do sonambulismo. É um dos distúrbios do sono mais conhecidos e que atinge principalmente crianças e adolescentes.

O sonambulismo é um distúrbio  em que o cérebro desperta de forma desequilibrada. Ele ocorre durante a primeira metade do sono, por esse motivo os episódios acontecem durante a madrugada, quando já estão todos dormindo. Esses episódios podem durar de segundos a minutos sendo independente das causas do sonambulismo, para a duração.

causas do sonambulismoOs sonâmbulos podem agir de diversas maneiras, normalmente são com os olhos abertos, , porém com movimentos mais lentos do que o usual e com olhar estático. Em alguns casos o sonâmbulo anda com os braços para frente, o que ajuda na locomoção. A memória continua ativa, o que permite que a pessoa saiba onde está a porta do quarto, por exemplo, mas ela não se lembra no dia seguinte do episódio da noite anterior, a não ser em casos onde ocorreram situações que envolvam força física ou atrito.

É importante compreender as causas do sonambulismo para que possa dar inicio ao tratamento, em alguns casos existem comportamentos que colocam em risco  à integridade física do sonâmbulo ou daqueles que convivem com ele, nesse caso é fundamental o tratamento com medicamentos que atuem no padrão de sono.Em casos menos graves é possível iniciar o tratamento com técnicas de relaxamento.

Segundo especialistas caso você se depare em algum episódio com algum sonâmbulo o ideal é guia-lo até a cama e então acorda-lo de forma tranquila. Outra dicas de segurança para lidar com as crises de sonambulismo são:

  • esconder objetos pontiagudos como facas, tesouras e navalhas
  • trancar as portas e janelas e garantir que o sonâmbulo não saiba onde estão as chaves
  • priorizar sempre dormir em camas baixas, para evitar que ele se levante e caia de uma altura que represente risco
  • saber que, ao despertar durante um episódio de sonambulismo, o indivíduo pode permanecer confuso ou agitado por alguns minutos.

 

Entenda as causas do sonambulismo

Uma das causas do sonambulismo é que ocorre um desajuste entre esses níveis de despertar, quando somente uma parte das funções cerebrais desperta, mas não se tem uma consciência semelhante a quando estamos acordados, com memórias e planejamento consciente, por esse motivo o sonâmbulo consegue lembrar, por exemplo, onde fica a gaveta da cozinha, mas não se recorda no dia seguindo do fez na noite anterior.

causas do sonambulismo Durante a infância onde 17% delas, sofrem com o sonambulismo até os 13 anos, esse quadro pode ser considerado normal, sabendo que durante essa período da vida uma das causas do sonambulismo se dá por conta do processo de amadurecimento do cérebro. E cerca de 65% dos casos, acontecem por conta de um componente genético de predisposição a esse fenômeno.

Nos adultos entre as causas do sonambulismo estão situações de estresse, consumo de bebida alcoólica ou drogas, além de doenças que alteram o padrão do sono, como a apneia do sono, e a ingestão de medicamentos que interferem nesse mecanismo.Segundo neurologistas a privação de sono é uma das principais causas do sonambulismo, situações onde ocorrem stress físico como febre, doença da tireoide, dor, ou mesmo o estresse mental também podem desencadear o sonambulismo. Os episódios podem variar de acordo com os estímulos internos e externos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 Saiba mais:

Mitos e verdades sobre o sonambulismo

Como tirar o sono durante o dia

11 alimentos que estimulam o sono

Saiba mais sobre os remédios para dormir

Como dormir mais rápido

10 dicas para dormir bem todas as noites

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento