Estética

Efeito Picolé! Conheça a criolipólise: tratamento que elimina a gordura localizada por congelamento

Por Juliana Del Debbio 19/03/2014

Já pensou em congelar aquele pneuzinho que tanto te incomoda? Pode até parecer loucura, mas a nova moda em tratamento estético promete transformar isso em realidade!

criolipólise

Entre 1970 e 1980, dois estudos foram publicados: um notava que as crianças que tomavam muito sorvete passavam a ter covinhas nas bochechas. O segundo, que cavaleiros de regiões gélidas apresentavam sulcos nas coxas, áreas mais expostas ao frio. Ultimamente, pesquisadores de Harvard, liderados pelos doutores Rox Anderson e Dieter Mainstein, passaram a investigar seu uso na medicina estética.

Os estudos demonstraram que somente uma temperatura e um período específicos são capazes de destruir seletivamente as células de gordura. Depois, ao estudar as células adiposas, descobriram que elas morriam se submetidas àquela temperatura específica. Assim, foi criado o aparelho de Criolipólise, que suga a gordura e congela a área.

As células adiposas são submetidas a baixas temperaturas e morrem. Sem corte, furo ou anestesia! O tratamento se faz com o posicionamento do aplicador na área a ser tratada. Ligado o aparelho, a área de gordura localizada é succionada para dentro do aplicador e submetida a um resfriamento controlado, que danifica seletivamente as células adiposas que são mais sensíveis ao frio. Após o procedimento essa gordura passa a ser eliminada de forma natural, por um período de aproximadamente três meses.
Em uma única sessão, estudos científicos em Harvard apontam redução de 20% a 25% da gordura localizada na região tratada. Os resultados começam a ser notados após três a seis semanas do procedimento. O resultado final será observado após três meses.

 

A criolipólise oferece riscos à saúde?

É sempre bom pesquisarmos muito antes de decidir pela realização de um tratamento estético, afinal, nossa saúde deve vir antes de qualquer coisa, não é mesmo? Mas, no caso deste tratamento, não existem riscos com a criolipólise, em termos de saúde. Na realidade, é um tratamento muito simples.

criolipólise

Com um plano de tratamento adequado, focando diferentes áreas em algumas sessões, é possível fazer uma transformação no contorno corporal. A indicação dependerá da avaliação profissional, onde é analisado se o paciente possui sensibilidade ao frio, como urticária; se passou por cirurgias recentes; ou se há infecções na pele ou hérnias na região do tratamento.

Alguns tratamentos feitos para eliminar gordura localizada só dão resultados efetivos se você seguir uma dieta e exercícios para emagrecimento. No caso da Criolipólise, essa sugestão de fazer exercícios aeróbicos se deve ao fato de que tais exercícios ajudam a mobilizar a gordura, eliminando-a de forma mais rápida e eficiente.

Dúvidas frequentes:

criolipóliseA criolipólise elimina celulite e flacidez?
Não, o tratamento é indicado para gordura localizada que é diferente da celulite e flacidez, porque é um método seletivo para a célula de gordura, tratando apenas a gordura do subcutâneo, localizada na área da aplicação.

Após o tratamento, a gordura localizada pode voltar?
Com a criolipólise, as células de gordura são eliminadas e, se depois do procedimento o paciente mantiver uma alimentação mais saudável e exercícios físicos periódicos, o retorno é pouco provável.

Grávidas podem fazer a criolipólise?
Para as gestantes não é possível, mas após intervalo de seis meses do parto e da amamentação se restarem alguns acúmulos de gordura indesejados, poderão recorrer tranquilamente à criolipólise.

O tratamento pode atingir outros órgãos?
Não há o risco de atingir outros órgãos porque a temperatura que o aparelho atinge é específica para destruir apenas as células de gordura, assim outras estruturas como a pele, vasos, nervos e músculos não são danificadas no uso do equipamento e do protocolo correto.

Uma exigência que poderá partir do responsável pelo tratamento é que você faça uso de uma cinta cirúrgica modeladora, caso você tenha feito uma sessão de criolipólise, para perder gordura localizada na barriga ou flancos. As razões para tanto são as mesmas que motivam a realização de um protocolo pós Criolipólise personalizado: prevenir a flacidez.

Aviso importante!

Antes de contratar qualquer serviço com uma clínica, procure se informar a respeito da empresa. Somente firme o contrato de serviço se o procedimento for realizado por um profissional qualificado, com equipamento registrado na ANVISA e seguindo todos os rigores técnicos. Os profissionais idôneos normalmente passam todas essas informações para os pacientes e, caso não o façam, pergunte! Então, tenha muito cuidado na hora de escolher qualquer clínica para se submeter a este tratamento!

 

Saiba mais:

I-Lipo: laser contra a gordura localizada

Saiba mais sobre a radiofrequência: contra as rugas e gordura localizada

Adolescentes: exercícios para queimar gorduras localizada na barriga

Como emagrecer em 3 dias

Como emagrecer com saúde

6 exercícios infalíveis para queimar gordura

Como utilizar cremes para queimar a gordura da barriga