Vitaminas

6 Alimentos ricos em vitamina B

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

A vitamina B é na verdade uma compilação de diferentes tipos de vitamina, o que forma o complexo B. Essas vitaminas são hidrossolúveis e por isso, facilmente eliminadas pelo corpo. Para manter o nível de vitamina B nos padrões da boa saúde, é fundamental ingerir alimentos ricos em vitamina B a cada dia. 

alimentos ricos em vitamina B

 

Conheça as vitaminas que formam o complexo B

 

A vitamina B1 é responsável por manter o metabolismo dos carboidratos em ordem, além de auxiliar na regulação do nosso gasto de energia corporal e de influenciar no sistema nervoso.

A vitamina B2 (também chamada de riboflavina) é utilizada pelo corpo para extrair corretamente a energia e as proteínas oriundas dos alimentos.

A vitamina B3 (também chamada de Niacina, ácido nicotínico ou vitamina PP) se ocupa da  transformação da gordura corporal em açúcar, para ser consumido como fonte de energia do corpo.

A vitamina B5 (também chamada de ácido pantotênico) tem papel antioxidante na produção da coenzima A, que atua na regulação do metabolismo das gorduras.

A vitamina B6 (também chamada de piridoxina) está relacionada à produção de anticorpos e glóbulos vermelhos do sangue. Essa vitamina é muito importante para as mulheres pois também é responsável pelo metabolismo e pelo equilíbrio dos hormônios. Comer alimentos ricos em vitamina B 6 auxilia na diminuição da irritabilidade e de vários outros sintomas da TPM.

A vitamina B7 (também chamada de vitamina H ou biotina) tua na regulação de ações coenzimáticas, assegurando um bom metabolismo.

A vitamina B9 (também chamada de ácido fólico) formação de proteínas estruturais e hemoglobina. É uma vitamina indispensável durante a gravidez, para garantir a boa formação do bebê.

A vitamina B12 é aplicada para a formação dos glóbulos vermelhos. Sua falta pode causar doenças como anemia e degradação gradativa do sistema nervoso.

 

6 alimentos ricos em vitamina B para entrarem no seu cardápio

 

Uvas

As uvas podem ser consideradas alimentos ricos em vitamina B por sua grande concentração de vitamina B1 e B6, especialmente quando consumidas com as cascas.

 

Ovos

Os ovos são alimentos ricos em vitamina B e boas fontes de proteínas, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e fortalecem o organismo. Além de vitaminas do complexo B, a gema do ovo contém a vitamina A, E, K, D, zinco e ferro.

 

alimentos ricos em vitamina bPeixes

A carne dos peixes é uma ótima opção para quem procura uma vida saudável e uma dieta leve. Além de ser uma carne rica em vitamina B 12, os peixes oferecem grandes quantidades de ômega 3, nutriente relacionado com a longevidade.

 

Aveia

Adicione aveia na sua vitamina matinal e ganhe uma dose de vitamina B para o seu corpo. Além disso, você estará consumindo fibras, o que te deixará saciado por mais tempo e ainda vai regular seu intestino.

 

Banana

Entre os alimentos ricos em vitamina B, não podemos deixar de citar a banana. Ela é fonte das vitaminas B6 e B12 além de ser rica em potássio. Uma curiosidade: a combinação dessas vitaminas com o potássio auxiliam o corpo a sentir menos a sensação de falta de nicotina. As bananas são aliadas daqueles que querem deixar de fumar.

 

Fígado

O fígado de animais como vaca, porco e frango são alimentos ricos em vitamina B 12 e ferro. Comer fígado regularmente se traduz num grande auxílio contra a anemia. 100 gramas desse alimento proporcionam 40 miligramas de vitamina B 12.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Vitamina C está relacionada à redução do risco de derrame

8 Alimentos ricos em vitamina D

Carência de vitamina A: sintomas, causas e tratamento

Descubra os sintomas da falta de Vitamina B12 no seu corpo

Descubra os sintomas da falta de Vitamina D no organismo

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea

6 Benefícios da vitamina C para a saúde