O que faz uma doula?
A maioria das mulheres opta pelo parto normal, porém, temem as famosas e insuportáveis dores do parto. Ainda pior do que isto, é passar por este momento sem o apoio de alguém. Esta é a tarefa principal das doulas: oferecer um apoio físico e emocional à mamãe em trabalho de parto.
É importante lembrar que a doula não é uma parteira ou enfermeira, nem está lá para substituir o pai do bebê. Além disso, a doula não exerce nenhum tipo de procedimento invasivo, como exame de toque ou prescrição de medicamentos.
No hora do parto, a doula ajuda a gestante a encontrar posições mais confortáveis durante as contrações, faz massagens e compressas para aliviar as dores das contrações, auxilia o pai a participar ativamente e se envolver com o parto, e vai informando o casal sobre cada procedimento realizado. “Ter a doula ao nosso lado foi fundamental. Ela me ajudou a ficar firme e não me desesperar vendo a Mariana sentir as contrações”, afirma Gabriel Guimarães, que viveu a experiência do trabalho de parto ao lado de sua esposa.
A doula inicia seu auxilio aos futuros pais antes mesmo do dia do nascimento da criança. Ela realiza encontros para conhecer a futura mamãe e informá-la melhor sobre cada etapa do parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. Depois da nascença do bebê, ela continua entrando em contato com a família, tirando suas dúvidas sobre o amamentação, cuidados com o bebê, dialogando também sobre a experiência do parto.
Maíra Duarte é doula há mais de três anos e explica que, para ela, o mais importante é proporcionar informação de qualidade para que os futuros pais possam passar pelo momento do parto sem receios. “Maíra me sugeriu posições, fez massagem, olhou nos meus olhos e encorajou meu marido… Meu trabalho de parto durou cerca de 22 horas e esse apoio foi importantíssimo”, conta Camila Souza Torelli, que contou com Maíra para ser sua Doula no parto de seu filho.
Após a tentativa de parto natural, Silvia Kawata teve que aceitar passar por uma cesárea, e relata que fez questão do apoio da doula mesmo durante a cirurgia. “Nossa doula me deu conforto físico e psicológico tanto durante o trabalho de parto, quanto durante e após a cirurgia. Ficou comigo até a hora em que fui levada para a sala de pós-operatório e me disse palavras de carinho”, explica Silvia, que contou com o auxilio de uma doula no centro cirúrgico. Normalmente as doulas costumam auxiliar em casos de parto natural, e raramente concordam em acompanhar a gestante durante uma cesárea eletiva.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Não deixe de assistir o vídeo a seguir falando um pouco mais sobre o trabalho das doulas:
Saiba mais:
Doulas: conheça o trabalho e a importância da doula
4 sintomas do falso trabalho de parto
Relato de mãe: parto normal ou cesariana?