Especialidades

Está difícil de ficar acordado? Aprenda como tirar o sono e ainda se sentir motivado

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

Depois de um longo dia de trabalho duro, para recuperar as suas energias você precisa relaxar e, na medida do possível, ter um sono agradável e contínuo durante uma noite inteira. Sua energia estará rejuvenescida após esta longa noite de sono. Mas há momentos em que você precisa ficar acordado mais tempo para terminar alguns trabalhos ou então existem aqueles dias de aula ou trabalho em que não dormimos muito bem na noite anterior e estamos muito sonolentos. Então como tirar o sono nestes momentos? Há muitas razões legítimas para não dormir a noite toda ou então apenas dormir algumas horas. Seja qual for a razão, uma noite sem dormir não é natural e é bom seguir alguns conselhos para fazer tudo de maneira mais eficaz sem perder seu tempo e suas metas.

 

tirar o sono

Alguns métodos para tirar o sono

 

– Mexa-se! Dance! Faça alguns alongamentos! O exercício ajuda a mantê-lo alerta. Mas também não faça muito, você não quer arrumar uma distração e sim tirar o sono, fazer estes exercícios durante a uma pausa de 5 a 20 minutos a cada hora é suficiente. Caso você esteja numa sala de aula ou num escritório, por exemplo, saia para tomar um ar e dar uma volta.

– Evite cafeína, se possível. A cafeína pode parecer a solução perfeita, mas é a forma mais segura de estar em grande forma por algumas horas e no dia seguinte encontrar-se super mal (talvez no meio de seu exame ou da sua reunião de negócios).

Em vez disso, beba dois copos pequenos de água gelada a cada 30 minutos. A água fria vai ajudar você a ficar acordado, assim como você também vai precisar ir ao banheiro – é difícil adormecer quanto temos vontade de ir ao banheiro.

Chás de ervas sem cafeína é um caminho natural para se manter acordado por causa de seu alto teor de ervas, além de ser gostoso.

– Coma alimentos ricos em proteínas, como sanduíches, queijos e outros produtos lácteos. Alimentos doces dão a sensação de tirar o sono por um tempo, mas eles podem fazer com que você se sinta ainda mais sonolento quando o efeito do açúcar desaparecer. Maçãs estabilizam o nível de açúcar no sangue, o que acaba por tirar o o sono, alguns dizem que elas são mais eficientes do que a cafeína.

tirar o sono

Evite fazer refeições muito pesadas. Normalmente, após refeições muito pesadas nos sentimos muito sonolentos, pois nosso organismo terá que trabalhar duro para digerir tudo o que comemos. Faça uma refeição leve e saudável caso você esteja sonolento ou caso você precise virar uma noite acordado.

Se você tiver alguma bebida energética ou café, tome um gole a cada 30 minutos. Elas te mantém acordado, sem grandes consequências no dia seguinte. Caso você precise virar a noite e você sentir que está prestes a dormir, feche os olhos e coloque um cubo de gelo sobre eles. Isso vai te acordar instantaneamente!

– Tente não bocejar. Você boceja porque você inspira menos oxigênio, o que significa que a sua respiração é estável, leve e lenta, e não é isso que você quer. No entanto, talvez você esteja bocejando agora mesmo, se você é sensível a este assunto.

Substitua o bocejo pelo riso. O fato de rir acaba ocupando e divertindo você. Isso faz com que seus músculos trabalhem e enviem endorfinas através de seu sistema, tornando-o feliz. Assista a um vídeo engraçado na internet, para dar umas boas risadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento

Café a tarde pode atrapalhar o sono? 

Beber café demais faz mal? 

Como tirar o sono durante o dia

Quantas horas de sono precisamos por dia? 

6 cardápios de café da manhã saudáveis

Confira 7 benefícios do café