Clínica Geral

Renato Aragão: entenda o que causa o infarto agudo do miocárdio e como evitar

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

O humorista foi internado após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Aos 78 anos, Renato Aragão já deixou o CTI após passar por uma angioplastia. Entenda melhor a doença e o tratamento

renato aragão

O infarto agudo do miocárdio, que também é conhecido como parada cardíaca, ataque cardíaco ou simplesmente infarto é, ao lado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a doença mais comum dos tempos atuais. Ele acontece por causa de um bloqueio por um tempo prolongado do fluxo de sangue para uma parte do coração, o que faz com que o músculo cardíaco fique danificado ou mesmo venha a perecer.

Na maior parte das vezes, um coágulo sanguíneo leva ao bloqueio de uma das artérias, provocando assim o infarto. Por serem as responsáveis pelo transporte de oxigênio até o coração, as células cardíacas morrerão por falta de oxigênio ao bloquear o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias.
O problema pode ser causado pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias. Estas placas são substâncias duras, constituídas por colesterol e outras células. Por isso a recomendação dos cardiologistas para que as pessoas evitem ingerir grduras em excesso e a indicação da prática de exercícios físicos.

renato aragãoNormalmente, estas placas causam fendas (ou lacerações) nas artérias, o que leva ao acúmulo de plaquetas, provocando um coágulo sanguíneo. Quando um coágulo como este impede a passagem do sangue, acontece o infarto agudo do miocárdio, como ocorreu com o humorista Renato Aragão.
Um momento de estresse, nervosismo, tensão ou mesmo de emoção podem acelerar a ocorrência de um infarto, uma vez que o processo de formação da placa é lento, mas pode ser alterado em um momento em que a frequência cardíaca aumenta. Por isso, os ataques cardíacos podem ocorrer:

– Quando você está descansando ou dormindo;

– Após um aumento súbito na atividade física;

– Quando você está praticando uma atividade externa em um clima frio;

– Após um estresse físico ou emocional súbito, incluindo doenças.

No caso de Renato Aragão, ele se sentiu mal logo após as comemorações do aniversário de 15 anos da filha, Lívia Aragão. Ele foi encaminhado ao hspital Barra D’Or, onde foi constatado o infarto. O humorista passou por uma angioplastia e já saiu do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) apresentando um quadro estável. De acordo com os últimos boletins médicos, ele se recupera bem e deve deixar o hospital em breve.

A angioplastia coronária é um procedimento médico utilizado para a desobstrução das veias artérias, com o objetivo de devolver o fluxo sanguíneo normal. Para o procedimento pode ser usado um cateter com um pequeno balão na ponta que, quando pe inflado, desobstrui a veia. Em alguns casos pode ser aplicada uma minitela de aço, conhecida como “Stent”, como forma de manter a artéria aberta.

Mas, segundo os médicos, o melhor mesmo é cuidar da saúde, com uma alimentação saudáve e a prática de exercícios físicos regulares. Com isso, é possível diminuir consideravelmente os riscos e se ter um infarto, além de melhorar a qualidade de vida.

Entenda como é feita a angioplastia no vídeo abaixo:

 

Saiba mais:

Alerta: 4 coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Função do cérebro pode diminuir com problemas cardíacos

Como monitorar a frequência cardíaca durante a ativiade física

Saiba os benefícios da vitamina C contra riscos cardiovasculares

Uso errado da escova de dentes causa problemas de saúde como a cardiopatia

Saiba mais sobre a pressão arterial na gravidez

Pressão arterial pode estar associada ao mal de alzheimer