Especialidades

Um mal que não olha idade: entenda como e o que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar

Por Redação Doutíssima 21/03/2014

embolia pulmonar

O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?

A boa saúde é um bem inegável e, por que não, impagável. Todavia, algumas doenças podem afetar a todos, não importando a idade, e a embolia pulmonar é uma delas. Causada principalmente pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (o que na linguagem científica são chamados de trombos ou êmbolos). Tais coágulos, em sua maioria, surgem nas veias mais profundas da pélvis e da perna. Mesmo que raros, outros casos chegam a acontecer e se dão por traumas ou fraturas.

Causas e Sintomas

As causas da embolia pulmonar são relacionadas a vários hábitos cotidianos os quais nem imaginamos serem fonte de algum problema de saúde. Dentre os principais temos a imobilidade prolongada, câncer, uso de anticoncepcionais (sobretudo os que possuem estrógeno como base), cirurgias externas, gravidez, varizes, tabagismo, obesidade e insuficiência cardíaca.

embolia pulmonar

Já quanto aos sintomas, os chamados trombos podem aparecer em pequeno formato e nem chegam a causar muitos efeitos. Porém, em muitos dos casos eles começam discretamente e, sem darmos conta, crescem progressivamente. Os trombos maiores podem provocar os seguintes efeitos: repentina dor no peito que aumenta gradativamente, dificuldade respiratória, ansiedade, taquicardia e queda de pressão. Em casos mais graves, elementos tosse seca acompanhada de sangue, assim como unhas azuladas, servem como fortes indícios da presença da embolia pulmonar no organismo.

Tratamento e Prevenção

Usualmente o tratamento é feito através da administração do oxigênio e da heparina por via intravenosa, utilizando um medicamento que age evitando o aumento dos coágulos já existentes e, principalmente, quanto à aparição de novos trombos. Outra possibilidade é a implantação de um filtro na veia cava afim de evitar que os coágulos atinjam o nível dos pulmões. Este último é indicado sobretudo para pessoas que possuam resistência a remédios anticoagulantes.

Mas como em se tratando de saúde, o lema é o mesmo: prevenção. Como é possível prevenir a embolia pulmonar com passos simples?

1. Procure manter o peso ideal para o seu tipo físico e idade.
2. Evite fumar e comer alimentos muito gordurosos.
3. Prefira fazer trajetos à pé ao invés de utilizar o carro ou o transporte público.
3.1 Se for fazer uma viagem de longa duração em ônibus ou carro particular, não perca as oportunidades de sair do veículo para caminhar e alongar pernas e braços.
4. Exercite-se focando na circulação sanguínea da perna
5. Em caso de histórico familiar de embolia pulmonar, tenha atenção redobrada aos sintomas mais comuns e previna o seu médico o quanto antes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Problemas educacionais causados pela respiração bucal
Respiração pela boca pode prejudicar seu desempenho físico
Aprenda a respirar corretamente
Argentina e Cuba desenvolvem vacina para combater câncer de pulmão
Respiração do bebê durante o sono: o que é e ou que não é normal
Vitamina C injetável ajuda no tratamento contra o câncer
Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamentos