Especialidades

Absorvente interno: Vilão ou mocinho da saúde íntima feminina?

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

absorvente internoInserido na vagina durante a menstruação, o absorvente interno é a proteção periódica mais discreta que existe. Sob a forma de pequenos bastões muito compactos e de material altamente absorvente, o absorvente íntimo permite à mulher de levar uma vida totalmente normal, sem se sentir incomodada em suas atividades físicas e esportivas, por exemplo. O absorvente interno é uma solução para acabar com o medo de o absorvente marcar as roupas ou o sangue vazar. E, em geral, o absorvente interno é mais higiênico que o externo, uma vez que o sangue menstrual não fica em contato com a vulva. Mas eles só são úteis e seguros de usados do jeito certo.

 

Perguntas sobre o absorvente interno? O Doutíssima responde!

 

1) Como escolher o absorvente interno?

Tudo depende da intensidade do seu fluxo de menstruação – e não as características locais, como o tamanho da vulva. A vagina é elástica e, por isso, se adapta facilmente ao produto, segundo a ginecologista Graciela Morgado Folador. O “super” é para as mulheres que têm um sangramento abundante e o “mini” para aquelas que tem um sangramento reduzido.

 

2) Posso usar só esse tipo de absorvente?

O absorvente interno está liberado para todo o período menstrual: ele pode ser usado desde o primeiro sinal da menstruação até os corrimentos do último dia. Mas, para isso, precisa ser utilizado da forma correta – ou seja, ele deve permanecer na vagina por, no máximo, quatro horas.

 

3) Posso usar durante o sono?

Enquanto dorme, você pode ficar com o mesmo absorvente por até oito horas. Caso pretenda dormir dez horas ou mais, no meio desse período é melhor se levantar, trocar e voltar para a cama. Se não tiver intenção de interromper o sono, é melhor optar por um absorvente externo.

 

4) Existe o risco de vazar?

Se você tiver um fluxo abundante e escolher um tamanho insuficiente ou, mesmo que use o super, permaneça com o mesmo absorvente por mais de quatro horas, pode ser que ocorra vazamento.

 

5) Se o fluxo for leve, posso ficar com o mesmo absorvente por mais tempo?

O tempo de uso continua sendo de apenas quatro horas, pois o produto, além do sangue, absorve o muco cervical. Mas vale a pena mudar para o tamanho míni a fim de facilitar a retirada: quando se puxa um absorvente úmido, ele sai de modo mais confortável.

 

absorvente interno

6) Por que não é aconselhado ficar com ele por mais tempo?

Também chamado de tampão, o absorvente interno faz mais do que obstruir a saída do sangue pela vagina. O algodão que o compõe absorve o fluxo e, se esse sangue ficar parado ali por um tempo prolongado (mais de oito horas), existe o risco do crescimento de bactérias capazes de alterar a flora vaginal. Se esquecer de retirá-lo por vários dias, a mulher corre o risco de inflamações também no útero e nas trompas. Nos casos mais graves, a bactéria pode atingir a corrente sanguínea, causando infecção generalizada.

 

7) O que fazer se a cordinha sumir?

Não há perigo de o absorvente se perder dentro do corpo. Nos rigorosos testes feitos pelos fabricantes, a cordinha não arrebenta, mas às vezes ela pode ficar dentro da vagina. Nesse caso, faça uma pinça com os dedos para puxar. Se não der certo, vá ao seu ginecologista. Às vezes, a mulher não acha o absorvente e acaba se desesperando. Deixando a cordinha sempre visível, a retirada é mais fácil e diminui o perigo de você esquecer o tampão ali dentro.

 

8) Quem tem DIU pode usar esse tipo de produto?

Sim, pois eles ocupam espaços diferentes: o dispositivo anticoncepcional é inserido pelo ginecologista dentro do útero. Já o absorvente fica na vagina. A cordinha do absorvente é deixada na entrada da vagina enquanto a do DIU fica lá no alto, saindo apenas 1,5 centímetro para fora do colo do útero, por isso não há risco.

 

absorvente interno9) Qual é o melhor jeito de introduzi-lo?

Em pé, com uma perna flexionada e o pé apoiado no vaso sanitário. Ajeite o absorvente entre os dedos indicador e polegar, formando uma pinça, introduza e empurre com o indicador até a metade do dedo ou use o aplicador.

 

10) Há algum tipo de contraindicação?

Não. Até virgens podem usar. Mas é interessante ir antes ao ginecologista para checar o tipo de hímen – a maioria das mulheres tem abertura circular, que não oferece resistência, porém algumas podem apresentar uma película no meio, que inviabiliza a introdução do absorvente.

 

 

Faz diferença usar absorvente interno ou externo? O especialista responde:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Sexólogo responde dúvidas dos leitores sobre: ardência no sexo, orgasmo, prazer e absorvente interno

Absorventes externos, internos ou coletor menstrual: qual escolher?

Mitos e verdades sobre fazer sexo durante a menstruação

Mito ou verdade: canela pode acelerar a menstruação

5 Primeiros sintomas de gravidez antes mesmo da interrupção da menstruação

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Mulheres: Saiba mais sobre a flora vaginal